terça-feira, 14 de abril de 2015

TUBERCULOSE

                           Resultado de imagem para foto de pessoas com tuberculose

Estima-se que durante sua epidemia, entre 1850 e 1950, mais de 1 bilhão de pessoas morreram em decorrência da tuberculose, considerada uma das doenças infecciosas que mais matam no mundo. Os primeiros casos de tuberculose teriam sido registrados há mais de 20 mil anos. 
Entre suas vítimas, estão grandes poetas românticos, como Castro Alves e Álvares de Azevedo, no Brasil, e John Keats e Lord Byron, na Europa. Dom Pedro I também teria morrido em decorrência da doença.

A doença, no entanto, não ficou no passado. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço da população está infectada com a bactéria Mycobacterium tuberculosis (o bacilo de Koch)  — mas apenas uma pequena parcela desenvolve a doença. Em 2012, 1,3 milhão de pessoas que contraíram a bactéria morreram. 


                  Resultado de imagem para foto de pessoas com tuberculose

Transmissão
Proximidade com pessoas infectadas, assim como os ambientes fechados e pouco ventilados favorecem o contágio. O bacilo de Koch é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos, como os rins.

                     Resultado de imagem para foto de pessoas com tuberculose

Sintomas
Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas. Em casos avançados, pode aparecer escarro com sangue.

                                
Tratamento O tratamento da tuberculose é feito com a administração de antibióticos combinados por pelo menos seis meses. 
No Brasil, a distribuição dos medicamentos é gratuita. 

Clic  no marcador e veja reunidas todas as  postagens relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário


contador gratis