sexta-feira, 17 de abril de 2015

OS MAIS BELOS TEMPLOS NO BRASIL E NO MUNDO


Existem muitos, mas separamos 10 templos lindos e que com certeza merecem ser visitados. Nos mais variados estilos e construídos em épocas diferentes, os templos são reconhecidamente um pedaço da História local. 


1- São Francisco da Penitência (Rio de 

Janeiro) Brasil.


                 
                                        Vista externa do templo

Quem passa pela frente dessa igreja não imagina a riqueza que está lá dentro. No coração da cidade do Rio de Janeiro, no Largo da Carioca, a construção impressiona pela imponência do estilo barroco adotado. São altares e colunas banhados a ouro, grande parte dessa obra prima foi moldada pelo Mestre Aleijadinho.

                    
                                           Vista interna do templo

Um outro detalhe fantástico é que a pintura do teto proporciona uma ilusão de ótica. Ao olharmos, os anjos parecem estar descendo em direção aos bancos. É ou não é incrível?

                 
2- Catedral de São Basílio (Moscou) 

Russia.

                  
                                                Vista externa do templo

E quem disse que as igrejas lindas precisam ser monocromáticas? Nem de longe essa afirmação é verdade quando falamos da Catedral de São Basílio, que não passa despercebida mesmo ao pedestre mais desavisado. O local é uma das maiores atrações turísticas do país principalmente por causa das cores. 

                   
                                              Vista interna do templo

O templo ortodoxo data de 1561 e segue um estilo bizantino. O destaque é ainda maior por estar localizada na Praça Vermelha, junto ao Krêmlin, sede do governo russo.


3- La Sagrada Família (Barcelona) España.


                     
                                              Vista externa do templo

Quem nunca ouviu falar desse monumento inacabado? Sim, inacabado, mas em funcionamento. Todos conhecem o Temple Expiatori como obra do arquiteto Gaudí, mas a verdade é que as obras começaram um pouco antes, em 1882. O genial mestre da Arquitetura assumiu o comando do projeto no ano seguinte e assim segui até a sua morte, em 1926. Até hoje a construção não foi finalizada, a expectativa que isso aconteça é no primeiro terço deste século. Para tal, serão necessárias doações e pesquisas incansáveis para que não se perca o traço de Gaudí. 


                                
                                             Interior o templo

Enquanto isso, é possível visitar o local, em meio a guindastes, andaimes, pedreiros, e conferir toda a genialidade empregada em cada sutil detalhe. Por essas e outras, La Sagrada Família não poderia deixar de figurar entre a nossa seleção de igrejas lindas.


4- Igreja Nossa Senhora do Ó (Sabará) 

Minas Gerais - Brasil

                           
                                                  Vista externa

As igrejas lindas brasileiras são majoritariamente marcadas pelo estilo barroco. A simplicidade da fachada contrasta totalmente com o interior cheio de detalhes e, na maioria das vezes, talhado todo a ouro. A Igreja Nossa Senhora do Ó não é diferente.

                    
                                                 Interior do templo

Dois pontos chamam bastante atenção e tornam o local único: o personagens bíblicos retratados nas paredes com traços orientais, resultado da influência da colonização portuguesa em Macau, e a imagem da Nossa Senhora do Bom Parto, uma das poucas em que ela aparece grávida.


5- Basílica di San Pietro (Roma) Itália.


                 
                                             Vista externa do templo

Mesmo sem ter ido a Roma, você conhece a Basílica di San Pietro ou pelo menos já viu alguma imagem. Primeiro porque ela é a maior do mundo e segundo porque é a sede do papado. Ou seja, pelo menos uma vez por semana ela aparece nos telejornais como cenário de alguma notícia vinda do Vaticano. A não esquecer também que é onde está o túmulo de São Pedro, o que confere ao local uma carga histórica ainda maior.


                  
                                               Vista interna do templo

Esteja preparado para encontrar grandes obras, muitos detalhes e adornos valiosíssimos. Um dos destaques fico por conta da afamada Pietá de Michelangelo, que pode ser vista logo depois da entrada.


6- Duomo di Firenze - Catedral de Florença (Florença) Itália


                     
                                                   Vista externa do templo

Ao contrário das igrejas barrocas, com um exterior bastante discreto, a Catedral de Florença é um belo exemplar onde a exuberância é vista de longe. A construção gótica data do século XIII, mas a sua fachada só foi terminada no fim do século XIX. Dentro de seus domínios está o Museo dell’Opera del Duomo, um raro acervo com obras de artistas consagrados.


                    
                                                  Vista interna do templo

 Falando em arte, não esqueça de visitar a famosa pintura de Domenico di Michelino, “Dante e a Divina Comédia”.


7- Igreja e Convento São Francisco 

(Salvador) Brasil.



                              
                                         Vista externa do templo

Ponha mais uma representando do barroco brasileiro na sua agenda. A Igreja e Convento São Francisco é uma jóia rara localizada na parte turística de Salvador. A entrada não dá muitas pistas do que está atrás das portas: um verdadeiro mar de arte dourada.

                               
                                          Vista interna do templo

Nela, além da riqueza artística do ouro, existem também painéis de azulejo, inteiramente pintados a mão, e com passagens da vida de São Francisco, além de epígrafes do poeta Horácio. Em alguns detalhes, é possível identificar também a influência do rococó.


8- Saint Chapelle (Paris) França.


                    
                                            Vista externa do templo
                   
Esse monumento à beleza, localizado na região central de Paris, foi construído para abrigar nada mais, nada menos do que os espinhos da coroa de Jesus Cristo.O rei Luis IX não economizou para deixar a relíquia muito bem guardada. Foram apenas 7 anos de obras, um espaço de tempo curtíssimo quando comparado com outros exemplares que aqui já vimos.


                             
                                           Vista interna do templo

Os espinhos hoje estão na Catedral de Notre Dame, mas a visita continua sendo válida simplesmente porque o local é magnífico e abundantemente decorado com o estilo gótico.


9- Catedral Metropolitana da Cidade do 

México - México.


                       
                                                   Vista externa do templo

Além do Brasil, existem outras representantes à altura na nossa seleção de igrejas lindas. A Catedral Metropolitana da Cidade do México é uma delas. A sua segunda versão foi concluída em 1813 e tem claramente uma influência barroca, natural, uma vez que o estilo dominou praticamente todas as construções daquele século.


                     
                                                 Vista interna do templo

Não deixei de visitar o Altar de Los Reyes, uma verdadeira obra de arte que levou duas décadas para ser finalizada. Melhor ainda é saber que a visita à catedral é gratuita.


10- Wieskirche (Munique) Alemanha.



                   
                                                 Vista externa do templo

E que tal mais barroco, mas fora do Brasil desta vez? É isso que você encontrará ao visitar essa igreja, também classificada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Conta também com uma influência fortíssima do rococó, sendo mais reconhecida por esse fato, aliás.


                               
                                               Vista interna do templo

Para quem gosta de detalhes, esse é um destino perfeito. Prepare-se para perder largos minutos olhando para o teto tentando captar toda a beleza do julgamento final de Jesus em forma de pintura.


Clic  no marcador e veja reunidas todas as  postagens relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário


contador gratis