Sabe quando torcemos para que algo positivo aconteça, cruzando os dedos das mãos (indicador e dedo do meio)? No Vietnã não é considerado um gesto de sorte e sim, uma referência grosseira às partes femininas.
O polegar pra cima é um sinal que os brasileiros consideram como a expressão universal da aprovação -- e ele realmente o é, em países como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá.
Mas no Irã e na Tailândia o símbolo pode ser entendido como uma manifestação de desprezo (no território persa ele expressa um bom "vai tomar naquele lugar").
Muitas pessoas fazem esse sinal, colocando o polegar entre o dedo indicador e o do meio para atrair coisas boas ou afastar as ruins. Porém, na Turquia, este é um gesto considerado como agressivo.
Passar a mão na cabeça de uma pessoa ou até mesmo em uma criança de religião budista é uma ofensa grande, pois a cabeça é considerada a parte mais sagrada do corpo, onde o espírito vive. Evite fazê-lo quando visitar a Tailândia, por exemplo.
Você sabia que na Coréia do Sul existe uma diferença entre abanar a mão com a palma para baixo ou para cima, como se fosse chamar alguém ou pedir um táxi? Virado para cima é para chamar por cachorros.
Este sinal muitos já o fizeram durante uma foto, colocando a mão atrás da cabeça de um amigo, para fazer chifrinhos com os dedos indicadores e mindinho. Porém, essa expressão pode causar problemas na Itália, Espanha, Portugal. Colômbia e até mesmo no Brasil, pois significa que o homem foi traído pela esposa.
O sinal americano com a mão espalmada, equivalente ao de pare no Brasil, é interpretado de outra maneira na Grécia. Na época Bizantina, criminosos eram parados com este gesto nas ruas e aqueles que estavam pelo local podiam passar carvão ou excrementos em seus rostos com a mão espalmada.
Parece bobagem ter que prestar atenção com qual mão deve ou não pegar um alimento. Não em países da África ou no Oriente Médio, Índia e Sirilanca. Quer saber o por quê? A mão esquerda é usada para se limpar após ir ao banheiro. Portanto, comer apenas com a mão direita.
Jamais faça este gesto de "venha aqui" nas Filipinas: no país asiático, ele é considerado muito ofensivo, pois indica um total menosprezo pelo interlocutor, mostrando que você o considera um cachorro.
Para muitos brasileiros este é apenas o símbolo da vitória, mas no Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia, o gesto é interpretado como um dedo médio em riste. Reza a história que, durante a Guerra dos Cem Anos, os arqueiros ingleses, quando capturados pelos franceses, tinham cortados seus dedos médios e indicadores, para não mais operar o arco e flecha. Antes das batalhas, porém, os ingleses faziam o símbolo do V com a mão para provocar os combatentes da França, em um jeito de dizer: "vamos matá-los na flechada antes de vocês conseguirem amputar estes dedos aqui". A gesticulação só é ofensiva se feita com o peito da mão virado para o interlocutor -- e é uma ótima maneira de começar uma briga.
Clic no marcador e veja reunidas todas as postagens relacionadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário