sábado, 25 de abril de 2015

GESTOS QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER NO EXTERIOR.

A enorme diversidade humana do planeta, costuma gerar inconvenientes: um simples gesto manual, inocente do ponto de vista de quem o faz, pode arruinar qualquer tentativa de interação social em um país estrangeiro. 


                       Resultado de imagem para gestos que não devemos fazer no exterior

Sabe quando torcemos para que algo positivo aconteça, cruzando os dedos das mãos (indicador e dedo do meio)? No Vietnã não é considerado um gesto de sorte e sim, uma referência grosseira às partes femininas.


                 
O polegar pra cima é um sinal que os brasileiros consideram como a expressão universal da aprovação -- e ele realmente o é, em países como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá. 
Mas no Irã e na Tailândia o símbolo pode ser entendido como uma manifestação de desprezo (no território persa ele expressa um bom "vai tomar naquele lugar").


                  Resultado de imagem para gestos que não devemos fazer no exterior  figa
Muitas pessoas fazem esse sinal, colocando o polegar entre o dedo indicador e o do meio para atrair coisas boas ou afastar as ruins. Porém, na Turquia, este é um gesto considerado como agressivo.


                    Resultado de imagem para gestos que não devemos fazer no exterior  mão na cabeça
Passar a mão na cabeça de uma pessoa ou até mesmo em uma criança de religião budista é uma ofensa grande, pois a cabeça é considerada a parte mais sagrada do corpo, onde o espírito vive. Evite fazê-lo quando visitar a Tailândia, por exemplo.


                          Resultado de imagem para gestos que não devemos fazer no exterior  abanar a mão
Você sabia que na Coréia do Sul existe uma diferença entre abanar a mão com a palma para baixo ou para cima, como se fosse chamar alguém ou pedir um táxi? Virado para cima é para chamar por cachorros.


                     Resultado de imagem para gestos que não devemos fazer no exterior  forma de chifre
 Este sinal muitos já o fizeram durante uma foto, colocando a mão atrás da cabeça de um amigo, para fazer chifrinhos com os dedos indicadores e mindinho. Porém, essa expressão pode causar problemas na Itália, Espanha, Portugal. Colômbia e até mesmo no Brasil, pois significa que o homem foi traído pela esposa.



                               Resultado de imagem para gestos que não devemos fazer no exterior  mão aberta no alto
O sinal americano com a mão espalmada, equivalente ao de pare no Brasil, é interpretado de outra maneira na Grécia. Na época Bizantina, criminosos eram parados com este gesto nas ruas e aqueles que estavam pelo local podiam passar carvão ou excrementos em seus rostos com a mão espalmada.


                                     
Parece bobagem ter que prestar atenção com qual mão deve ou não pegar um alimento. Não em países da África ou no Oriente Médio, Índia e Sirilanca. Quer saber o por quê? A mão esquerda é usada para se limpar após ir ao banheiro. Portanto, comer apenas com a mão direita.


                      
Jamais faça este gesto de "venha aqui" nas Filipinas: no país asiático, ele é considerado muito ofensivo, pois indica um total menosprezo pelo interlocutor, mostrando que você o considera um cachorro. 


                          Resultado de imagem para foto v da vitoria
Para muitos brasileiros este é apenas o símbolo da vitória, mas no Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia, o gesto é interpretado como um dedo médio em riste. Reza a história que, durante a Guerra dos Cem Anos, os arqueiros ingleses, quando capturados pelos franceses, tinham cortados seus dedos médios e indicadores, para não mais operar o arco e flecha. Antes das batalhas, porém, os ingleses faziam o símbolo do V com a mão para provocar os combatentes da França, em um jeito de dizer: "vamos matá-los na flechada antes de vocês conseguirem amputar estes dedos aqui". A gesticulação só é ofensiva se feita com o peito da mão virado para o interlocutor -- e é uma ótima maneira de começar uma briga.


Clic  no marcador e veja reunidas todas as  postagens relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário


contador gratis