Quanto tempo pode durar uma esponja? Um mês? Dois? (tem gente que usa até não poder mais!) E depois, qual é o seu destino? Nós podemos colocá-la na gaveta das coisas “nunca se sabe, quando podem ser úteis”; decidir jogá-la no lixo ou podemos praticar a arte da reciclagem e doar a este objeto uma segunda vida. (dessa ideia eu gostei mais!)
Não importa se está muito suja ou desgastada: é suficiente ter nas mãos uma tesoura e uma dessas dez idéias fantásticas. Você pode utilizar uma esponja velha para fazer a decoração do quarto do bebê, mas também, usá-las para resolver problemas, que muitas vezes, parecem não ter um remédio (pensem nos pelos dos nossos amados e fofos animais de estimação, que parecem irremediavelmente penetrados em nossos sofás e tapetes). Pois é, esponjas velhas podem lhe ajudar até nisso! Você ficará surpreso com o quanto elas podem ser úteis em muitas tarefas domésticas!
01. Decorar uma parede
Com uma esponja velha podemos decorar uma das paredes de casa pra dar aquele toque de vida. O efeito é chamado “esponjado”, na verdade, é muito simples de realizar: aplicamos, em uma parede anteriormente pintada, alguns toques delicadamente, com a esponja molhada com uma tinta de uma cor diferente daquela da parede. O ideal seria aplicar o efeito esponjado utilizando uma tinta da mesma cor, porém um pouco mais escura. O seu ambiente vai parecer mais novo, fresco e cheio de estilo.
02. Economiza-sabonete
Esta é uma ótima dica para evitar que o sabonete, ou sabão, seja consumido muito rapidamente. Como que se faz: é só fazer um pequeno corte na parte lateral da nossa velha esponja, pôr o sabonete no buraquinho e colocá-la apoiada assim, sobre a saboneteira do banheiro. Desta forma o sabonete não vai grudar na superfície dura da saboneteira e durará mais tempo. Eu faço isso sempre que compro algum sabonete especial, que geralmente custa um pouco mais caro, ou quando me dão de presente.
Você pensou que eu tinha esquecido que as esponjas, antes de tudo, são macias? Claro, que não: sua consistência as torna perfeitas para a criação de embalagens ou somente de proteção, por exemplo, se você tem que fazer uma mudança, renovar sua casa ou escritório. Você vai precisar de muitas, claro, mas para embalar objetos pequenos e frágeis é uma boa dica. E se você tiver muitas coloque algumas dentro das caixas separando os objetos, que com o atrito podem se danificar.
Mesmo em sua segunda vida, as esponjas podem ser usadas para a limpeza de espaços pequenos ou de difícil acesso: apenas corte-as em pequenos quadrados, com um lado de três ou quatro centímetros e as coloque em um pauzinho de madeira (pode ser o do picolé que você tomou ontem que eu sei). Isso nos permitirá, por exemplo, de limpar a parte interna de lustres e abajures. E se você fizer um bem fininho, pode até limpar o teclado do computador. (que eu também sei que você deixa cair migalhas! kkkkk)
É só colocar a sua esponja velha dentro de um saco de tecido (ou rede como aquela do saco de batatas, por exemplo, é perfeita) e esta se transforma, magicamente, em uma esponja abrasiva: útil para remover as crostas e a sujeira mas difícil. O melhor dessa dica é que colocando a esponja dentro do saco de batatas, por exemplo, você não correrá o risco de ter as suas panelas riscadas. Viu como você pode resolver seus problemas na cozinha de modo prático e barato?
Atenção, antes de colocar em prática essa dica, as esponjas devem ser lavadas com muito cuidado, desinfetadas e secas no sol. Depois de se certificar que as esponjas estão devidamente secas, você pode usá-las para encher as almofadas. Como? Corte em pedaços pequenos, até mesmo em formatos irregulares. Quanto mais esponjas você tiver, mais fofa será a sua almofada! Em tempos de crise, a criatividade vale ouro.
Se você tem um polegar verde… você já conhece esta dica: as esponjas são muito úteis se colocadas na parte interna dos vasos. Desta forma, a terra, onde foram plantadas flores e plantas ficará sempre perfeitamente hidratada e úmida. Eu já sou daquelas que preciso tirar uma foto da planta quando compro ou ganho, porque depois de pouco tempo eu não sei como, mas eu acabo com elas. Aí olho a foto, e custo a acreditar que a planta era tão linda e agora tá acabada! Mas não vou desistir, vou usar as esponjas!
Este é um dos mais criativos usos que podemos imaginar para a nossa velha esponja: cortando a esponja, você pode fazer decorações tanto para o externo quanto para o interior da sua casa. Você pode criar muitos formatos, como desejar: na forma de uma estrela, coração, mas também (por que não!) de sol ou flor. Estritamente flúor Pensem no quarto das crianças decorado desta forma única e original.
Este é um conselho simples mas muito útil, pensado especialmente para as brincadeiras das crianças. Você pode, por exemplo, mergulhar as esponjas em aquarelas ou tintas, e desta forma, criar os moldes com os quais seus filhos encherão de cores folhas ou tecidos. Ou recortar as esponjas em forma de animais e usá-las como se fossem carimbos. Tudo é válido quando o objetivo é se divertir! Sem contar que as crianças adoram brincar com tintas e cores. Só lembre de forrar bem a mesa com jornais velhos!
Os pelos de seus amados cães e gatos lhe deixam irritado? Você não sabe como fazer para manter os tapetes e sofás limpos? Esta ideia foi criada próprio para você: com as esponjas velhas, de fato, você pode remover os pelos de tapetes, de sofás, camas e até mesmo roupas. Eu deixo sempre uma esponja perto da porta de entrada de casa, onde tenho um espelho. Assim, antes de sair de casa dou uma passada pra tirar os pelos do gato. Sempre tem, não adianta!
Fonte:Amigairônica.
Clic no marcador e veja reunidas todas as postagens relacionadas
Gostei das dicas. Vou fazer algumas rs.
ResponderExcluirBoa noite!!
Bons sonhos!