sexta-feira, 20 de março de 2015

DRUSAS

SÓ O MÉDICO ENXERGA E ELAS PODEM CEGAR


Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)


Retinografia Colorida
Retinografia Colorida de um paciente com Degeneração Macular 
Relacionada à Idade.

A degeneração macular é uma moléstia em que o afinamento e rompimento da retina prejudicam o funcionamento da mácula. Ela ocorre, na maioria dos casos, na terceira idade, sendo por isso freqüentemente chamada degeneração macular relacionada à idade. Entretanto, a doença pode também decorrer de fatores hereditários e, neste caso, é então chamada degeneração macular juvenil. A doença pode, ainda, decorrer de ferimentos, infecções e inflamações nos olhos.

Qual a causa da degeneração macular?


A causa da degeneração macular relacionada à idade permanece desconhecida até hoje, mas alguns fatores de risco são importante citar, tais como: pessoas acima de 40 anos, fumantes, raça caucasiana, exposição solar aumentada, sexo feminino e história familar.

Sinais e Sintomas


Em alguns pacientes começam a surgir depósitos abaixo da retina chamados de drusas, os quais podem ser visualizados durante o exame oftalmológico e em fotografias do fundo de olho. Poucas drusas não causam problemas para a visão. Entretanto, se grande quantidade de drusas aparece, pode haver baixa da visão. Geralmente a visão é afetada quando existem distúrbios com acúmulo de pigmentos numa camada de células da retina chamada epitélio pigmentar da retina. Estas formas de alterações na mácula são conhecidas como degeneração macular "seca", a qual é a forma mais comum ( aproximadamente 80%). Atualmente não existe tratamento para DMRI seca.

                      Normal   
Normal

                  Anormal
Procure seu oftalmologista
Um dos sintomas da degeneração macular é embaçamento da visão central, interferindo na leitura e em outras atividades que exijam visão em detalhe. O paciente vê, por exemplo, o rosto de uma pessoa que esteja próxima sem conseguir ver os detalhes dos olhos ou da boca. Outros sintomas são a distorção no centro de uma paisagem ou das linhas no centro da visão, o esmaecimento das cores, a percepção de uma área escura ou vazia no centro da visão e a alteração do tamanho dos objetos em relação ao olho sadio.


Um pequeno número de pacientes apresentam a forma "molhada" ou "exudativa" da degeneração macular, a qual causa uma baixa de visão bem mais acentuada. Nesta condição, vasos sanguíneos anormais crescem abaixo da retina resultando em vazamento de fluidos e hemorragias. A visão pode então subitamente ficar distorcida ou embaçada. Em alguns casos o tratamento com raios laser ou injeção intravítrea podem ser efetivo em destruir esses vasos anormais, prevenindo uma piora ainda mais acentuada da visão. Não há como melhorar a acuidade visual com tratamento com laser. Algumas drogas injetadas dentro do olho tem apresentado resultados promissores no tratamento e controle dessa patolologia.

Resultado Exame
Resultado de exame de OCT na Degeneração Macular relacionada à idade.
O oftalmologista pode detectar a degeneração macular no estágio inicial durante uma consulta de rotina. Se, ao examinar a parte interna do olho, o oftalmologista notar indícios de degeneração macular, ele poderá realizar os seguintes exames adicionais:
  • Campimetria Computadorizada: um exame que possibilita mapear o campo visual do paciente. O mapa obtido permite a identificação de alterações visuais causadas pelo glaucoma ou pela degeneração macular.
  • Angiofluoresceinografia: exame em que por meio de um corante injetável ministrado ao paciente torna-se possível identificar anormalidades na retina e realizar fotografias que ajudarão a prescrever o tratamento.
  • OCT – Tomografia de Coerência óptica: Este exame produz imagens com alto grau de detalhes da retina e que pode "enxergar" sob a superfície da retina.


  • Teste da grade de Amsler e teste da visão em cores, usados por alguns oftalmologistas, para monitoramento da visão central e da visão em cores, respectivamente.

Como a degeneração macular pode ser tratada?


A Degeneração Macular do tipo seca não apresenta tratamento atualmente. Pesquisas indicam que suplementos vitamínicos e uso de anti-radicais livres tendem a auxiliar na sua prevenção.
A Degeneração do tipo exudativa pode, em alguns casos selecionados, ser tratado com um tipo de laser ou injeção intravítrea.
A baixa de acuidade visual não é melhorada com uso de óculos comuns, devido ser uma alteração retiniana. Vários auxílios ópticos podem ser utilizados, como: Lupas de mão, monitores especiais, telelupas, lentes de alto grau, dentre outros.
O medico-oftalmologista poderá fazer a prescrição ou fazer o encaminhamento para o especialista de visão subnormal. A Degeneração Macular em si, tecnicamente, nunca leva a cegueira total.

Clic  no marcador e veja reunidas todas as  postagens relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário


contador gratis