sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

CURIOSIDADES SOBRE A ÁFRICA

   Resultado de imagem para fotos sobre a áfrica
A África é conhecida como o país do safari, dos leões, tigres, girafas enormes e uma cultura muito bonita. Ela é o segundo continente mais populoso do planeta somando mais de 1 bilhão de pessoas e o terceiro maior continente do mundo. Se você parar para pensar, sua extensão chega a cobrir 20% das terras do planeta.
E esse terceiro maior recanto de belezas e segredos tem muita coisa para mostrar que você nem chegava a conhecer. Mas nem só de belezas e mistérios a África tem para mostrar. Você vai ver na lista que separamos para você que o local é um ambiente de difícil acesso à água, grande parte das crianças menores de 16 anos já trabalham e por aí vai. Você sabia que é nela que mora o maior animal terrestre vivo do mundo? Não?
Então confira na listinha que separamos par você sobre curiosidades e segredos sobre a África:

1 - Berço de campeões na corrida

                1

É de lá que vêm os maiores recordistas de prêmios de corridas São Silvestres e maratonas de corridas pelo mundo todo. O celeiro de corredores mais rápidos do mundo são de uma tribo no Quênia. Eles são conhecidos como "Kalenjins".

2 - As mulheres que usam pratos nos lábios para realçarem sua beleza


       etiocc81pia-22

Os Mursis são um grupo primitivo na África que se dedicam à agricultura e ao pastoreiro. E uma das belezas e destaque dos Mursis são suas mulheres. Elas são altas, exibem belos corpos e se submetem a uma prática muito dolorosa que é a perfuração do lábio inferior. Elas colocam pratos em seus lábios com o intuito de que o utensílio realce ainda mais suas belezas. Os maridos, na tribo, aprovam e não se casam com uma mulher da tribo que não se submete à prática.

3 - O Francês é o idioma mais falado


      kk
É o velho ditado popular: "Casa de ferreiro, espeto de pau". O idioma Francês é um dos mais falados no continente. A abrangência é tamanha, que ele é mais falado lá do que na própria França. A zona francófona, onde se fala o Francês, na África, é composta por oito Estados da África Ocidental, seis Estados da África Central, Comores e a Ilha da Reunião.

4 - A África é dona de muito ouro


     

Também conhecida como "Rand", a Witwatersand é famosa por ser a fonte de 40 por cento do ouro explorado no mundo. A moeda sul-africana foi nomeada em homenagem ao pequeno local da África do Sul.

5 - A África bate recordes em usuários de redes sociais


social-media-buttons-blog-post

A internet é um âmbito muito impressionante e, às vezes, não mensuramos o seu tamanho em termos de internautas e usuários que navegam pelas mais variadas redes sociais. E de uso da internet, em termos de usuários, o país africano marca aí os seus 67.731.700,00 milhões de navegantes.
Já em se tratando de redes sociais, ela vai mais além. De 350 milhões de pessoas que possuem conta na rede social Facebook, 100 milhões são pertencentes à África.

6 - É dona de um dos mais extensos nomes dados a ditadores


      Idi_Amin

Esse é o famoso ditador militar e terceiro presidente de Uganda, entre os períodos de 1971 e 1979, Idi Amin Dada. E o nome condecorado a ele não cabe em uma cédula de identidade de tão extenso que é.
O título oficial dado ao ditador da Uganda foi "Sua Excelência, o Presidente para a Vida, o marechal de campo Al Hadji Doutor Idi Amin Dada, VC, DSO, MC, Senhor de todos os animais da terra e dos peixes dos mares e Conqueror do Império Britânico em África em geral e Uganda, em particular ". Pequeno, não é mesmo?

7 - País da matança de elefantes


      936623
O marfim é o objeto mais cobiçado na África, por conta do alto valor de mercado que o chifre tem. Com o comércio ilegal, feito até por militares e clandestinos, o país enfrenta uma matança desmedida de elefantes por minuto.
De acordo com dados de Ongs de preservações locais, cerca de 96 elefantes são mortos por dia no continente. Especialistas já estão prevendo uma possível chance de extinção dos maiores mamíferos da Terra.

8 - A África abriga um dos animais mais assassinos de pessoas


     0002_0108f06a-seres-hermosos-animales-risa-detalles
De longe, parecem criaturas inofensivas, animais exuberantes que vivem na parte mais distante e encharcada do pantanal africano. O ditado popular "não julgue um livro pela capa" soa bem ao descrever esses animais. O animal mais mortífero no continente africano é o hipopótamo.
Segundo os registros de mortes pelo animal, na África, o robustinho é o responsável pelo alto índice de ataques a humanos nas beiras de lagos e pantanais. Sua especialidade é atacar de baixo para cima, visando vir por baixo do barco em que a vítima se encontra e abocanhar com toda força o que tiver pela frente.

9 - "Cervejinhas" de todos os tipos, com destaque para o sabor banana


       Mangozo-Banana

O universo das cervejas é um ambiente repleto de diversidades e sabores. Dos grandes produtores aos mais simples centros alternativos de produção, cada cerveja tem sua personalidade, referência e também público. E a fabricante Mongozo decidiu inovar na África. Ela lançou a cerveja de banana, uma bebida de coloração amarela e produzida com a fruta em estado maduro.
A conhecida e popular cerveja de banana já é um produto consagrado por lá. A maior concentração em vendas está nas regiões da Tanzânia e o Quênia, onde recebem o nome de "Mbege". A bebida possui um teor alcóolico de 3,6%.

10 - Um lugar que sofre sérios problemas com a água


      0,,15712800_303,00
O continente africano é um local onde o solo contém muitas impurezas e passa por problemas graves como seca, escassez de água e recursos naturais. Segundo estimativas, mais de 300 milhões de pessoas não possuem acesso à bebida potável, por isso, antes de consumir, ela é muito bem fervida e filtrada para que os africanos possam consumi-la.
Por conta do crescimento populacional e à enorme necessidade de irrigação para plantações, os cientistas afirmam que a demanda pelo recurso essencial à vida deve aumentar nas próximas décadas de forma considerável.

11 - 14 km são a distância que separa África da Europa


       2322-610x360
São dois continentes tão diferentes, em termos de economia, política, cultura e vários outros fatores, mas o que muita gente não sabe é que a distância entre um e o outro são de apenas 14 quilômetros. A África e a Europa estão separadas pelo simples detalhe desta distância. Veja na imagem.
Segundo rumores entre os dois governos, existe uma conversa nos bastidores de suas instâncias para que seja construída uma ponte para unir os dois continentes. A proposta é de colocar em construção a ponte mais longa do mundo. Qual seria o nome que iriam colocar, heim?

12 - O maior animal terrestre vivo do mundo mora na África

        elefante1-3

Gigantes, bonitos, pesados e possuem o item mais cobiçado do continente: o marfim. Os elefantes são preciosidade lá. E o mérito são dos africanos, pois o maior animal terrestre vivo do mundo tem seu lar construído lá. Devido a condições climáticas, de solo e de natureza para sobrevivência, os elefantes habitam um dos lugares mais propensos para o fortalecimento de sua espécie.

13 - O mais alto animal do mundo também é da África


      girafa
As giraffas ou camelos-leopardos, como eram chamadas pelos romanos quando elas existiam no norte da África, são esses incríveis animais de pele lustrosa e que se alimentam de mantimentos encontrados nos mais altos galhos das árvores.
O apelido românico (camelo-leopardo) se deve por conta de uma crença de que esses animais vinham da junção de uma fêmea camelo com um leopardo macho. Existem nove subespécies em diferentes regiões e habitam as terras secas no sul do deserto do Saara. E a África é o berço que acolhe o mais alto animal do mundo.

14 - Continente do trabalho infantil

Trabalho-infantil

Trabalho infantil é ilegal e a comissão de direitos da criança e do adolescente está aí para fiscalizar. Bom, trabalhos direcionados e fiscalizações à parte, o fato é que a África ocupa quase o topo no ranking de denúncias por trabalho infantil. Os dados são alarmantes. Cerca de mais de 40% das crianças entre as idades de 5 a 14 estão envolvidas em trabalho infantil nas áreas de minas e no campo do trabalho doméstico.

15 - Hábitos pré-históricos ainda são conservados por alguns povos da África

922-610x360
Esses povos são os conhecidos Khoisan ou Khoi-san ou só san, com você preferir. São os famosos caçadores-coletores, com uma longa história estimada em dezenas de milhares de anos que reproduzem seus hábitos e costumes de gerações a gerações.
Encontram-se no deserto do Kalahari, na Namíbia, Botsuana e na Angola. São conhecidos por cultivarem hábitos considerados dos homens das cavernas, como o método mais antigo de se obter fogo e até caçar. As ferramentas que eles utilizam são estimadas em 44.000 anos de idade.
  • Clic  no marcador e veja reunidas todas as  postagens relacionadas



domingo, 12 de novembro de 2017

A FORMA DE RESPONDER AOS CRÍTICOS



Forma de Responder aos Críticos

Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? Nee. 6:3.

Esse texto relaciona-se com a reconstrução dos muros de Jerusalém após o cativeiro babilônico. A árdua tarefa foi realizada em impressionantes 52 dias, mulheres trabalhando lado a lado com os homens. (Ver Nee. 6:15 e 3:12.)

Daniel havia profetizado que os muros seriam reconstruídos "em tempos angustiosos" (Dan. 9:25). Assim, Neemias talvez não se tenha impressionado muito quando alguns críticos chegaram e tentaram impedir o trabalho. Neemias disse que Sambalá, o horonita, Tobias, o amonita, e Gesém, o arábio, haviam-no desprezado e zombado dele (2:19). Certo dia, um dos críticos foi examinar o muro e ridicularizou-o: "Vindo uma raposa derrubará o seu muro de pedra" (4:3). Mas Neemias recusou-se a interromper a obra que Deus lhe havia confiado e a discutir com seus críticos. Essa é uma boa forma de responder aos astuciosos.

Quando o Coronel George Washington Goethals estava construindo o Canal do Panamá, enfrentou problemas de topografia e de doenças tropicais que teriam intimidado um homem de menos fibra. Mas o pior problema foi que ele teve de suportar comentários irônicos de críticos amargos de seu próprio país. Estes tinham certeza de que ele fracassaria. Afinal de contas, não havia o Visconde de Lesseps, famoso construtor do Canal de Suez, desistido do projeto? Mas Goethals ignorou os astuciosos.

Certo dia, um de seus subordinados perguntou-lhe, exasperadamente:

- O senhor não vai dar uma resposta aos críticos?

- Sim, oportunamente.

- Mas quando e como?

- Com o canal.

Que bela resposta!
Quando meu pai começou a obra missionária nas ilhas dos Açores, idealizou um plano para a conquista de almas. Consistia em ir de porta em porta com folhetos e voltar na semana seguinte com um folheto novo para ser trocado pelo velho. Alguns duvidaram de que o plano funcionasse com o povo conservador daquelas ilhas. Papai nunca discutiu a questão; simplesmente saía com mamãe e conosco, os meninos, e mostrava que aquilo podia ser feito.
Se a obra que você está realizando é aprovada por Deus, não pare para discutir com seus críticos. Deixe que os resultados falem por si mesmos!

Críticas à Bíblia
Se vir que a praga se estendeu nas paredes da casa, ele [o sacerdote] ordenará que arranquem as pedras, em que estiver a praga, e que as lancem fora da cidade num lugar imundo: e fará raspar a casa por dentro ao redor, e o pó que houverem raspado lançarão fora da cidade num lugar imundo. Lev. 14:39-41.

Os críticos da Bíblia no início do século dezenove passaram um bom período ridicularizando algumas das leis de saúde ordenadas pelo código mosaico - entre elas, a prática de remover o reboco das casas de pacientes leprosos. Embora não tenhamos todas as respostas para o por quê desses regulamentos, hoje não mais ouvimos esse tipo específico de zombaria, e com uma razão.

Há cerca de 100 anos, antes que a teoria de Pasteur sobre os germes fosse claramente entendida, os cientistas observaram que os cirurgiões que realizavam amputações no Hospital Bellevue, no Estado de Nova Iorque, estavam perdendo um número alarmante de pacientes para as infecções. Observaram também que os mesmos cirurgiões, que realizavam o mesmo tipo de cirurgia no recém-construído Hospital Roosevelt, no mesmo Estado, obtinham uma elevada taxa de convalescenças bem-sucedidas.

A partir das estatísticas, os cientistas concluíram que, embora se tomasse muito cuidado com a esterilização dos instrumentos cirúrgicos e com a própria sala de cirurgia, de algum modo o reboco e o assoalho do velho prédio do hospital deviam estar abrigando germes. Estes faziam caminho até às feridas dos amputados, causando o desenvolvimento de sepsia. Como conseqüência, o Dr. H. B. Sands introduziu uma resolução segundo a qual dali em diante nenhuma cirurgia grande fosse realizada no Hospital Bellevue.
A ciência posteriormente confirmou a lei levítica de Moisés. Hoje, alguns dos germes que se tornaram resistentes aos antibióticos, como o staphylococcus aureus, continuam a ser uma ameaça aos pacientes porque eles se instalam no reboco e no piso dos hospitais.
Que podemos aprender de tudo isso? Que, embora não saibamos dar uma explicação racional para tudo o que a Bíblia diz, não devemos procurar ser mais sábios do que aquilo que está escrito (ver II Cor. 4:6). O futuro ainda pode trazer descobertas adicionais que comprovem a autenticidade da Bíblia.


Clic  no marcador e veja reunidas todas as  postagens relacionadas










sábado, 11 de novembro de 2017

A ILHA MAIS PERIGOSA DO MUNDO

Uma ilha brasileira que é a mais perigosa do mundo inteiro




As ilhas são destinos turísticos muito cobiçados. Desde a famosa Ibiza na Espanha, onde as pessoas procuram diversão, até a de Páscoa com suas misteriosas cabeças ancestrais. Todos aqueles que já foram a uma ilha sentiram a magia do ambiente, uma terra completamente cercada pela água, dá uma sensação de isolamento e nos lembra aventuras míticas, como em "A Ilha da Fantasia". Existem de todos os tipos e alguns são desconhecidas ao homem até hoje. A ilha de que falamos hoje no artigo é uma dessas. O governo não teve escolha senão proibir a entrada sem explicar o motivo. Certamente quando você sabe onde está quando souber melhor sobre ela...


Alguns podem entrar em pânico quando começarmos a falar sobre ela e a outros pode dar repulsa e nojo. No entanto, se você é corajoso (ou louco), talvez queira ir passear, mesmo sabendo que foi proibida a entrada de possíveis visitantes por questão de segurança. O que você acha que há nessa ilha para ter sido proibida banida tão severamente? O local é chamado de Ilha da Queimada Grande, tem uma área de 430 mil metros quadrados e está localizado na costa do estado de São Paulo. Além do nome oficial, ele também recebeu outro nome pelo perigo que que possui. 


A ilha não possui moradias ao redor, já que não foi possível construir quase nada nela. Há apenas um farol que foi mantido por uma família até o final do século XX. Infelizmente, a família não sobreviveu à ilha... atualmente ela é administrada por oficiais da Marinha do Brasil. À primeira vista, o local parece um paraíso natural, mas nada mais longe da realidade. Quando você penetra alguns metros na selva, a vegetação te cobre até a cintura. Esse verde não é local para brincar ou se esconder.


Segundo lendas locais, a ilha possui cinco cobras por metro quadrado. Um número realmente exagerado, mas ele guarda um raciocínio verdadeiro. Como pode ser compreendido com este artigo, a verdade é que este território mostra sinais de não ter sido habitado por seres humanos há décadas. Embora pareça bonito, não é recomendável se aventurar, pois pode ser (e já foi) fatal.

Andar em qualquer lugar nessa ilha significa encontrar várias cobras. Por isso, seu acesso é proibido a civis e apenas alguns cientistas e militares entram para investigar animais. Além da alta quantidade de cobras, foi confirmado que algumas delas estão entre as espécies mais venenosas do mundo. Como alguém poderia querer ir lá?

A Ilha da Queimada Grande é popularmente conhecida como "Ilha das Cobras" e é um dos maiores serpentários em escala mundial. É uma reserva natural devido à sua fauna. Mas, algumas dessas cobras estão ameaçadas. Há uma espécie chamada de "Serpente da Ilha Queimada" que só habita esse ponto (endêmico), e, embora seu número seja muito grande, ela tem risco de endogamia. Isso significa que, por estarem em um ambiente reduzido, elas acasalam dentro da mesma “árvore genealógica”, criando um problema para a sobrevivência a longo prazo.



Embora sejam altamente venenosas e muito numerosas, essas cobras devem ser ajudadas pelo governo brasileiro, uma vez que são criaturas únicas e preciosas. Desagradáveis para alguns, mas fantásticas para os outros. Talvez no futuro, a possibilidade de habitar essa ilha seja questionada, mas, por enquanto, é guardada e reservada para que a natureza rica a abrigue e seja preservada com segurança…


Por mais belas que sejam, é melhor não pisar na ilha, essa é a nossa recomendação. O veneno de algumas dessas cobras é cerca de 5 vezes mais fatal que o de cobras de outras famílias similares. Isso gera mortes imediatas por necrose, algo que não seria uma atração turística em agências de viagens. 


                                      Você teria coragem de pisar nessa ilha?


  • Clic  no marcador e veja reunidas todas as  postagens relacionadas

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

DOCE DE ZAMBOA

                       Resultado de imagem para Fotos de Zamboa
  Mistério até no paladar
Resultado de imagem para Fotos de Zamboa


Alguns vão estranhar, outros dirão já ter comido algo parecido, mas muitos ficarão com a pulga atrás da orelha: qual é o gosto da zamboa? “Tem sabor de cidra”, garante o povo de Mendanha, distrito de Diamantina. Ali, o fruto de casca grossa e com polpa amarelada dá aos montes, em maio e junho. Eles aproveitam a boa safra para fazer o doce da fruta. “A receita não tem mistério, é como se fizéssemos com laranja-da-terra. Mas é ainda melhor”, dizem. Mas, para produzir a delícia, é preciso paciência e atenção. Para retirar o amargo, eles deixam de molho os frutos por quatro dias. “O ideal é trocar a água diariamente”, aconselham. Segundo eles, nesse período a fruta não pode “pegar vento”. Por isso, é importante tapar o recipiente com um pano. É aí que está o segredo. Quituteiras famosas na região, também fazem doces de figo, limão, pequi, manga e laranja. Para cada fruta, elas ensinam: “Quando deixada de molho, cada fruta tem que ser tampada com um pano diferente”. Para a zamboa, o ideal é um pano branco e sem bordados. Caso contrário, perde o sabor e o doce endurece, afirmam. Belo para os olhos e delicioso para o paladar, o doce de zamboa é daqueles que não satisfazem em apenas uma colherada. Elas garantem: “Não se faz doces só com ingredientes, é preciso algo mais”.

Resultado de imagem para Fotos de Zamboa

Como fazer Doce de zamboa
                           Resultado de imagem para Fotos de Zamboa

Retirar toda a polpa, sumo e o bagaço da fruta, aproveitando apenas a casca. Cortar as cascas em tiras de mais ou menos 5 cm, não muito finas e levar ao fogo (com água até cobrir) para amaciar, até ferver. Retirar do fogo, acrescentar o sal e deixar a zamboa de molho na água durante quatro dias, trocando a água diariamente, duas vezes. No quinto dia, desprezar a água e misturar a fruta com o açúcar, dois litros de água e os cravos. Levar novamente ao fogo e deixar ferver, até obter uma calda clara. Deixar esfriar e levar à geladeira. Servir gelado.

  • Clic  no marcador e veja reunidas todas as  postagens relacionadas


segunda-feira, 6 de novembro de 2017

BRUXISMO DO SONO

  • Resultado de imagem para fOTO DE BRUXISMO DO SONO

  • Bruxismo do sono é um distúrbio do sono caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes, de forma involuntária, com aplicação de forças excessivas sobre a musculatura mastigatória. A palavra bruxismo do sono vem do grego brycheinm, que significa ranger dos dentes.

  • Causas

    Os médicos ainda não entendem completamente as causas que levam ao bruxismo. As possíveis razões físicas ou psicológicas para esse distúrbio podem incluir:

    Fatores de risco

    • Alguns fatores aumentam o risco de bruxismo. Confira:
    • Estresse
    • O aumento da ansiedade ou do estresse, bem como sensações de raiva e frustração, podem levar ao ranger dos dentes.

    Idade

    • Bruxismo é comum em crianças e geralmente desaparece durante a adolescência.

    Tipo de personalidade

    • Ter um tipo de personalidade agressiva, competitiva ou hiperativa pode aumentar o risco de bruxismo.

    Substâncias estimulantes

    • A nicotina do cigarro, álcool, cafeína e drogas também podem aumentar o risco de bruxismo.

    Sintomas de Bruxismo

    • Os sinais e sintomas de bruxismo costumam incluir:
      • Ranger ou apertar os dentes: às vezes tão alto que pode despertar uma pessoa que estiver dormindo ao lado
      • Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos
      • Esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas do dente
      • Aumento da sensibilidade dentária
      • Mandíbula ou dor na face
      • Dor na mandíbula
      • Dor que se sente como se fosse uma dor de ouvido - mas que na verdade é resultado de bruxismo
      • Dor de cabeça
      • Recuos de língua
      Outros sintomas mais graves incluem:

  •                         Resultado de imagem para fOTO DE BRUXISMO DO SONO
  • Seus dentes estão desgastados, danificados ou sensíveis
    • Você apresenta dor na mandíbula, na face ou nos ouvidos
    • Outras pessoas reclamam que você faz ruídos enquanto dorme
    • Sua mandíbula não abre e fecha completamente
    • Você perceber que seu filho, por exemplo, está rangendo ou apertando os próprios dentes, ou se ele apresenta, ainda, outros sinais ou sintomas de bruxismo.

    Na consulta médica

    Entre as especialidades que podem diagnosticar bruxismo estão:
    • Clínica médica
    • Odontologia
    • Psiquiatria
    • Fonoaudiologia
    Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
    • Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
    • Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
    O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
    • Quando os sintomas começaram?
    • Qual a intensidade dos seus sintomas?
    • Os sintomas são frequentes ou ocasionais?
    • Você tomou alguma medida para aliviar os sintomas? E funcionou?

    Diagnóstico de Bruxismo

    Um exame pode descartar outros transtornos que possam estar por trás da dor na mandíbula ou dor de ouvido, incluindo:
    • Distúrbios dentários
    • Distúrbios do ouvido, como infecções
    • Problemas com a articulação temporomandibular (ATM)
    O diagnóstico de bruxismo costuma ser feito por meio da observação clínica pelo dentista.

    Tratamento de Bruxismo

    Os principais objetivos do tratamento de bruxismo são reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger ao máximo.
    Uma placa para bruxismo pode ajudar a reduzir o travamento. Existem muitos tipos diferentes delas, sendo que algumas se encaixam nos dentes superiores e outras nos dentes inferiores. Elas podem ser projetadas para manter sua mandíbula em uma posição mais relaxada ou proporcionar alguma outra função. Se um tipo não funcionar, outro poderá servir. Converse com um dentista sobre a melhor placa para seu caso de bruxismo.

  •            Resultado de imagem para fOTO DE BRUXISMO DO SONO
  • Recomendações naturais para combater o bruxismo

  • Convivendo/ Prognóstico

    Para ajudar a aliviar a dor do bruxismo, existem muitas etapas de cuidados que podem ser realizados em casa. Por exemplo:
    • Aplicar gelo ou calor úmido nos músculos da mandíbula
    • Evitar comer alimentos mais duros, como nozes, balas e carne
    • Beber muita água todos os dias
    • Dormir bastante
    • Aprender exercícios de alongamento físico para ajudar a restabelecer um equilíbrio normal da ação dos músculos e articulações de cada lado da cabeça
    • Relaxar o rosto e músculos da mandíbula durante o dia. O objetivo é fazer do relaxamento facial um hábito
    • Tentar reduzir seu estresse diário e aprender técnicas de relaxamento

  • Complicações possíveis

    Na maioria dos casos, o bruxismo não causa complicações graves, mas o problema pode eventualmente levar a outra:
    • Danificar definitivamente os dentes
    • Dor de cabeça tensional
    • Dor na face
    • Distúrbios que ocorrem nas articulações temporomandibulares (ATMs), localizado em frente às orelhas

    Expectativas

    O bruxismo não é um transtorno perigoso. No entanto, pode causar dano permanente aos dentes e dor desconfortável na mandíbula, dores de cabeça ou dor de ouvido. Por essa razão, é importante procurar um dentista e buscar, em conjunto a ele, a melhor forma de tratamento.

Prevenção

Reduzir o estresse e gerenciar a ansiedade podem reduzir o bruxismo em pessoas propensas à condição. Outras possíveis causas de bruxismo nem sempre podem ser prevenidas.
  • Clic  no marcador e veja reunidas todas as  postagens relacionadas

terça-feira, 31 de outubro de 2017

SEMICÍRCULOS NAS UNHAS - PRA QUE SERVE?

lunula-parte-branca-da-unha-01

Muitas pessoas ficam intrigadas com as manchas brancas semicirculares que aparecem perto das cutículas, sem entender ao certo do que isso se trata. Para entender o que essas manchas representam é preciso conhecer um pouco da formação das unhas.


Segundo o biólogo Erich Espinelo, especialista em Microbiologia e Parasitologia do Portal Diário de Biologia, a composição das unhas envolve queratina e sua função é proteger as extremidades dos dedos, auxiliando no manuseio de pequenos objetos.

Em sua formação, as unhas possuem epitélios básicos, conhecidos como: matriz ungueal, leito ungueal, prega ungueal proximal e o hiponíquio. Na matriz ungueal, as células se proliferam, começando a formação da unha. Após o processo estar concluído, o prato ungueal é formado, cobrindo o leito ungueal – a região que fica abaixo da unha. É justamente no prato que aparece a parte esbranquiçada em formato semicircular, chamada de lúnula.

“A lúnula e a matriz ungueal são as partes mais importantes e fundamentais da unha, porque é neste local onde estão as células germinativas para a formação da mesma, ou seja, qualquer desordem, alteração, interferência ou trauma neste local acaba prejudicando todo o processo de crescimento e desenvolvimento saudável da unha”, escreveu Espinelo. Segundo ele, devido a sua importância, é essencial que verifiquemos sempre se há alguma alteração estética na região. Isso pode indicar algum problema de saúde ou disfunção no organismo.

Apesar de ser mais visível no polegar e no dedão do pé, a lúnula está presente em todas as unhas, justamente por ela fazer parte do processo de crescimento celular que forma a queratina. O formato da unha dependerá do formato da própria lúnula. Os semicírculos são os mais comuns, mas podem haver formações mais retilíneas, modificando formato das unhas.

Muitas mulheres costumam remover a cutícula em manicures. Na verdade, a cutícula chama-se hiponíquio, e tem como objetivo proteger a matriz ungueal e a lúnula de bactérias, vírus e fungos. Com sua remoção, as unhas são atacadas e sua formação é afetada diretamente, além de facilitar o aparecimento de infecções e doenças. A recomendação dos especialistas é que as cutículas não sejam removidas, pois elas atuam como uma proteção natural.

Diário de Biologia ] [ Foto: Reprodução / Diário de Biologia ]

  • Clic  no marcador e veja reunidas todas as  postagens relacionadas

domingo, 8 de outubro de 2017

SOCOTRA: A ILHA PRÉ- HISTÓRICA

Socotra: a ilha pré-histórica mais estranha do planeta

Yeryüzünün gizemli adası – Sözcü Gazetesi

Global Spotlight: <b>Socotra</b>, Yemen | Sarvodaya


Alguma vez você viajou para um lugar tão exótico que sentiu como se estivesse em outro planeta? Ou já viu algum lugar muito diferente e bonito nas páginas de uma revista ou em cenas de um filme? Bom, o que te mostraremos ao longo do artigo de hoje é um exemplo de um lugar assim. O arquipélago de Socotra, situado ao noroeste do Oceano Índico, perto do Golfo de Adén, tem mais ou menos 250 quilômetros de extensão e compreende um total de quatro ilhas e duas ilhaizinhas rochosas que aparecem como uma prolongação do Chifre da África. Este local está catalogado com importância universal devido, sobretudo, à sua biodiversidade em fauna e flora, enormemente rica e variada.

Best 25+ <b>Socotra</b> ideas on Pinterest | Mysterious places ...

<b>Socotra</b>: Το πιο παράξενο νησί στον κόσμο





37% das 835 espécies de plantas de Socotra, 90% de seus exemplares répteis e 95% dos caracóis terrestres, não podem ser encontrados em nenhuma outra parte do mundo, o que faz com que este lugar seja muito mais singular. Ainda hospeda populações de aves terrestres e marinhas de importância mundial (192 espécies distintas de aves, 44 das quais se reproduzem nas mesmas ilhas e 85 são imigrantes regulares), incluindo algumas em risco de extinção. 

Island of <b>Socotra</b>. Yemen | Feel The Planet
A vida marinha de Socotra também é muito diversa, com ao menos 253 espécies de corais pertencentes aos arrecifes, 730 de peixes costeiros, e 300 caranguejos, lagostas e camarões. É por isto que, por ser uma das ilhas mais ricas em biodiversidade do mundo, tem sido denominada como “Galápagos do Oceano Índico”. As árvores e plantas da ilha têm evoluído para se adaptar ao seu clima hostil, contando alguns com mais de 20 milhões de anos de antiguidade, de acordo aos especialistas biólogos.



<b>Socotra</b>, o lugar mais estranho do planeta | rebobine

Somente Havaí, Nova Caledonia e as ilhas Galápagos têm mais espécies endêmicas, segundo as investigações de campo botânicas dirigidas pelo Centro de Plantas do Oriente Médio. Socotra tem um deserto tropical e um clima semidesértico com uma temperatura média de 25ºC e praticamente não tem chuva. A ilha é um dos lugares mais remotos da terra de origem continental, e já fez parte do supercontinente de Gondwana, que se separou na Era Mesozóica. Não restam dúvidas de que este lugar colocará os cabelos em pé a todos que estejam procurando sair de sua zona de conforto. 

ソコトラ島、インド洋のガラパゴス諸島!



A distinta árvore sangue de dragão (Dracaena Cinnabari), com sua densa copa em forma de guarda-chuva, foi utilizada para magia e em rituais medievais, já que sua resina vermelha de cor sangue podia ser utilizada para uma grande variedade de remédios e corantes, enquanto que uma espécie de rosa do deserto tem um tronco bulboso bastante interessante. As pessoas que viveram na ilha durante dito período também utilizavam óleos medicinais e fabricavam cosméticos. Apelidado comumente como “o lugar mais estranho do planeta” tem uns 40.000 habitantes, mesmo que as primeiras estradas tenham sido construídas só em 2011.

<b>Socotra</b> Attractions | www.imgarcade.com - Online Image Arcade!


Tem três terrenos geográficos distintos, estreitas planícies costeiras, um planalto de pedra de calcário e algumas montanhas que se elevam até os 1.500 metros de altitude, sendo declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. A ilha é parte da República de Yemen, mas existe um debate a respeito de como recebeu tal nome, algumas pessoas dizem que provém de uma palavra do idioma sânscrito que significa “ilha feliz”. No entanto, também pode ter vindo do árabe “sug” (mercado) e “gotra”, que se traduz como “gotejamento de incensos”. 

<b>Socotra</b> in November

Além de sua incrível flora, a ilha é o lar de uma imensidade de espécies de aves, muitas das quais são características deste lugar, como o estorninho, o pássaro sol, o verdilhão e o pássaro das asas douradas. Infelizmente, uma grande quantidade de exemplares endêmicos estão em perigo de extinção porque são caçados por outros predadores selvagens não nativos. Curiosamente, não há anfíbios que pertençam à ilha e só há um mamífero (o morcego), mas 90% dos répteis são endêmicos de Socotra, incluindo largatixas, lagartos sem patas e uma espécie de camaleão.



A ilha de Socotra se assemelha a um planeta alienígena porque tem uma coleção única de animais e plantas. Também é conhecida como “mundo perdido” devido ao fato de que os habitantes de muitos países jamais tenham ouvido falar do lugar e não são conscientes de suas maravilhas. Felizmente, os esforços para proteger a todas as criaturas, assim como sua distintiva cultura, estão sendo um êxito. Esta biodiversidade não só é importante para o bem-estar do planeta, como também por seus possíveis benefícios médicos para os humanos.



18 Of The Most Stunning Cliff-Side Villages

  • Clic  no marcador e veja reunidas todas as  postagens relacionadas

contador gratis