sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

CURIOSIDADES SOBRE A ÁFRICA

   Resultado de imagem para fotos sobre a áfrica
A África é conhecida como o país do safari, dos leões, tigres, girafas enormes e uma cultura muito bonita. Ela é o segundo continente mais populoso do planeta somando mais de 1 bilhão de pessoas e o terceiro maior continente do mundo. Se você parar para pensar, sua extensão chega a cobrir 20% das terras do planeta.
E esse terceiro maior recanto de belezas e segredos tem muita coisa para mostrar que você nem chegava a conhecer. Mas nem só de belezas e mistérios a África tem para mostrar. Você vai ver na lista que separamos para você que o local é um ambiente de difícil acesso à água, grande parte das crianças menores de 16 anos já trabalham e por aí vai. Você sabia que é nela que mora o maior animal terrestre vivo do mundo? Não?
Então confira na listinha que separamos par você sobre curiosidades e segredos sobre a África:

1 - Berço de campeões na corrida

                1

É de lá que vêm os maiores recordistas de prêmios de corridas São Silvestres e maratonas de corridas pelo mundo todo. O celeiro de corredores mais rápidos do mundo são de uma tribo no Quênia. Eles são conhecidos como "Kalenjins".

2 - As mulheres que usam pratos nos lábios para realçarem sua beleza


       etiocc81pia-22

Os Mursis são um grupo primitivo na África que se dedicam à agricultura e ao pastoreiro. E uma das belezas e destaque dos Mursis são suas mulheres. Elas são altas, exibem belos corpos e se submetem a uma prática muito dolorosa que é a perfuração do lábio inferior. Elas colocam pratos em seus lábios com o intuito de que o utensílio realce ainda mais suas belezas. Os maridos, na tribo, aprovam e não se casam com uma mulher da tribo que não se submete à prática.

3 - O Francês é o idioma mais falado


      kk
É o velho ditado popular: "Casa de ferreiro, espeto de pau". O idioma Francês é um dos mais falados no continente. A abrangência é tamanha, que ele é mais falado lá do que na própria França. A zona francófona, onde se fala o Francês, na África, é composta por oito Estados da África Ocidental, seis Estados da África Central, Comores e a Ilha da Reunião.

4 - A África é dona de muito ouro


     

Também conhecida como "Rand", a Witwatersand é famosa por ser a fonte de 40 por cento do ouro explorado no mundo. A moeda sul-africana foi nomeada em homenagem ao pequeno local da África do Sul.

5 - A África bate recordes em usuários de redes sociais


social-media-buttons-blog-post

A internet é um âmbito muito impressionante e, às vezes, não mensuramos o seu tamanho em termos de internautas e usuários que navegam pelas mais variadas redes sociais. E de uso da internet, em termos de usuários, o país africano marca aí os seus 67.731.700,00 milhões de navegantes.
Já em se tratando de redes sociais, ela vai mais além. De 350 milhões de pessoas que possuem conta na rede social Facebook, 100 milhões são pertencentes à África.

6 - É dona de um dos mais extensos nomes dados a ditadores


      Idi_Amin

Esse é o famoso ditador militar e terceiro presidente de Uganda, entre os períodos de 1971 e 1979, Idi Amin Dada. E o nome condecorado a ele não cabe em uma cédula de identidade de tão extenso que é.
O título oficial dado ao ditador da Uganda foi "Sua Excelência, o Presidente para a Vida, o marechal de campo Al Hadji Doutor Idi Amin Dada, VC, DSO, MC, Senhor de todos os animais da terra e dos peixes dos mares e Conqueror do Império Britânico em África em geral e Uganda, em particular ". Pequeno, não é mesmo?

7 - País da matança de elefantes


      936623
O marfim é o objeto mais cobiçado na África, por conta do alto valor de mercado que o chifre tem. Com o comércio ilegal, feito até por militares e clandestinos, o país enfrenta uma matança desmedida de elefantes por minuto.
De acordo com dados de Ongs de preservações locais, cerca de 96 elefantes são mortos por dia no continente. Especialistas já estão prevendo uma possível chance de extinção dos maiores mamíferos da Terra.

8 - A África abriga um dos animais mais assassinos de pessoas


     0002_0108f06a-seres-hermosos-animales-risa-detalles
De longe, parecem criaturas inofensivas, animais exuberantes que vivem na parte mais distante e encharcada do pantanal africano. O ditado popular "não julgue um livro pela capa" soa bem ao descrever esses animais. O animal mais mortífero no continente africano é o hipopótamo.
Segundo os registros de mortes pelo animal, na África, o robustinho é o responsável pelo alto índice de ataques a humanos nas beiras de lagos e pantanais. Sua especialidade é atacar de baixo para cima, visando vir por baixo do barco em que a vítima se encontra e abocanhar com toda força o que tiver pela frente.

9 - "Cervejinhas" de todos os tipos, com destaque para o sabor banana


       Mangozo-Banana

O universo das cervejas é um ambiente repleto de diversidades e sabores. Dos grandes produtores aos mais simples centros alternativos de produção, cada cerveja tem sua personalidade, referência e também público. E a fabricante Mongozo decidiu inovar na África. Ela lançou a cerveja de banana, uma bebida de coloração amarela e produzida com a fruta em estado maduro.
A conhecida e popular cerveja de banana já é um produto consagrado por lá. A maior concentração em vendas está nas regiões da Tanzânia e o Quênia, onde recebem o nome de "Mbege". A bebida possui um teor alcóolico de 3,6%.

10 - Um lugar que sofre sérios problemas com a água


      0,,15712800_303,00
O continente africano é um local onde o solo contém muitas impurezas e passa por problemas graves como seca, escassez de água e recursos naturais. Segundo estimativas, mais de 300 milhões de pessoas não possuem acesso à bebida potável, por isso, antes de consumir, ela é muito bem fervida e filtrada para que os africanos possam consumi-la.
Por conta do crescimento populacional e à enorme necessidade de irrigação para plantações, os cientistas afirmam que a demanda pelo recurso essencial à vida deve aumentar nas próximas décadas de forma considerável.

11 - 14 km são a distância que separa África da Europa


       2322-610x360
São dois continentes tão diferentes, em termos de economia, política, cultura e vários outros fatores, mas o que muita gente não sabe é que a distância entre um e o outro são de apenas 14 quilômetros. A África e a Europa estão separadas pelo simples detalhe desta distância. Veja na imagem.
Segundo rumores entre os dois governos, existe uma conversa nos bastidores de suas instâncias para que seja construída uma ponte para unir os dois continentes. A proposta é de colocar em construção a ponte mais longa do mundo. Qual seria o nome que iriam colocar, heim?

12 - O maior animal terrestre vivo do mundo mora na África

        elefante1-3

Gigantes, bonitos, pesados e possuem o item mais cobiçado do continente: o marfim. Os elefantes são preciosidade lá. E o mérito são dos africanos, pois o maior animal terrestre vivo do mundo tem seu lar construído lá. Devido a condições climáticas, de solo e de natureza para sobrevivência, os elefantes habitam um dos lugares mais propensos para o fortalecimento de sua espécie.

13 - O mais alto animal do mundo também é da África


      girafa
As giraffas ou camelos-leopardos, como eram chamadas pelos romanos quando elas existiam no norte da África, são esses incríveis animais de pele lustrosa e que se alimentam de mantimentos encontrados nos mais altos galhos das árvores.
O apelido românico (camelo-leopardo) se deve por conta de uma crença de que esses animais vinham da junção de uma fêmea camelo com um leopardo macho. Existem nove subespécies em diferentes regiões e habitam as terras secas no sul do deserto do Saara. E a África é o berço que acolhe o mais alto animal do mundo.

14 - Continente do trabalho infantil

Trabalho-infantil

Trabalho infantil é ilegal e a comissão de direitos da criança e do adolescente está aí para fiscalizar. Bom, trabalhos direcionados e fiscalizações à parte, o fato é que a África ocupa quase o topo no ranking de denúncias por trabalho infantil. Os dados são alarmantes. Cerca de mais de 40% das crianças entre as idades de 5 a 14 estão envolvidas em trabalho infantil nas áreas de minas e no campo do trabalho doméstico.

15 - Hábitos pré-históricos ainda são conservados por alguns povos da África

922-610x360
Esses povos são os conhecidos Khoisan ou Khoi-san ou só san, com você preferir. São os famosos caçadores-coletores, com uma longa história estimada em dezenas de milhares de anos que reproduzem seus hábitos e costumes de gerações a gerações.
Encontram-se no deserto do Kalahari, na Namíbia, Botsuana e na Angola. São conhecidos por cultivarem hábitos considerados dos homens das cavernas, como o método mais antigo de se obter fogo e até caçar. As ferramentas que eles utilizam são estimadas em 44.000 anos de idade.
  • Clic  no marcador e veja reunidas todas as  postagens relacionadas



Nenhum comentário:

Postar um comentário


contador gratis