quarta-feira, 16 de setembro de 2009

UM RIO E DOIS LAGOS.

                                       MAR MORTO

UM RIO = RIO JORDÃO. 

 DOIS LAGOS = 

1- MAR DA GALILÉIA /

 2- MAR DA GALILEIA. 

 UM RESUMO SOBRE O RIO E OS DOIS LAGOS, MUITO IMPORTANTE PARA OS PROFESSORES. RIO JORDÃO. 

ETIMOLOGIA. 
O rio Jordão (hebraico: נהר הירדן, nehar hayarden; árabe: nahr al-urdun) é um importante rio da Terra Santa, formando a fronteira natural entre Israel e a Jordânia. 
 Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce (bebedouro).
 CARACTERISTICAS Nasce na encosta do monte Hérmon,atravessa os Lago Hulé e segue depois até ao Mar da Galiléia, para desaguar, ao fim de mais cento e doze quilômetros, no Mar Morto. 
 A nascente (E), situa-se na Jordânia e, a poente (O), a Samaria.

 O rio tem profundidade média de 1 a 3 metros e largura de 30 metros. 
 Na maior parte de seu curso o rio se encontra abaixo do nível do mar, chegando a 390 metros abaixo deste nível ao desembocar no Mar Morto. 
 Fonte : Dicionário da Bíblia de Almeida, Ed; Sociedade Bíblica do Brasil; ISBN 85.311.0289-8 

No seu trecho final, este rio corre entre margens desérticas.

 IMPORTÂNCIA HISTÓRICA :

O povo de Israel atravessou o rio a seco segundo o Livro de Josué (cap.3), da Bíblia Hebraica. 

 Também foi atravessado a seco por Elias e Eliseu. Por intermédio de Elias, segundo a Bíblia Hebraica, houve dois milagres no Jordão : 

a cura de Naaman por ter mergulhado sete vezes no rio; e fez flutuar um machado (II Reis 5:14, 6:6). 

 O rio também foi cenário da batalha entre Jonathan e Bacchides (I Macc. 9:42-49). 

Fonte: Enciclopédia Judaica em termos bíblicos, é porém ele o mais significativo, quer em termos de Antigo Testamento, quer em termos de Novo Testamento.

 De acordo com os Evangelhos, João Baptista desenvolveu a sua pregação nas proximidades do Jordão, onde Jesus foi batizado e não terá sido longe daí que decorreu o período das suas tentações. 

 Hoje em dia é uma das maiores fontes de água de Israel. MAR DA: GALILÉIA, TIBERÍADES OU LAGO DE GENESARÉ. 

O Mar da Galiléia, também dito Mar de Tiberíades e Sinicoou Lago de Genesaré, é um extenso lago de água doce, o maior de Israel, com comprimento máximo de cerca de dezenove quilômetros e largura máxima de cerca de treze. 

 Na moderna língua hebraica é conhecido por Yam Kinneret?. Deságua nele o rio Jordão, que vem do monte Hérmon e de Cesareia de Filipe, e que depois segue para o Mar Morto. 

O Mar da Galiléia fica a 213 metros abaixo do nível do Mediterrâneo. Nos tempos do Novo Testamento, ficavam nas suas costas a cidade de Tiberíades — fundada por Herodes Antipas ao tempo da infância de Jesus —, Cafarnaum, Betsaida e Genesaré. 

Grande parte do ministério de Jesus Cristo decorreu nas margens do lago de Genesaré. Naqueles tempos, havia uma faixa de povoamentos à volta do lago e muito comércio e transporte por barco. 

 No entanto, sabe-se que a Galiléia era uma região mais pobre do que a Judéia, de modo que a população do local atravessava momentos difíceis durante o primeiro século da era comum. 

O evangelho segundo Marcos (1:14-20) e o evangelho segundo Mateus (4:18-22) descrevem como Jesus recrutou quatro dos seus apóstolos nas margens do lago de Genesaré: o pescador Pedro e seu irmão André, e os irmãos João e Tiago. 

Um famoso episódio evangélico, o Sermão da Montanha, teve lugar numa colina com vista para o lago e muitos dos milagres de Jesus também aconteceram aqui: 

Caminhada pela água, acalmar uma tempestade, alimentar cinco mil pessoas e muitos outros. 

No século II Em 135, a segunda revolta judaica contra os Romanos, chamada de 'revolta de Bar Cosiba', foi derrotada. Os romanos responderam com o exílio forçado de todos os judeus de Jerusalém. 

O centro da cultura judaica passou então a ser esta região do Quineret, particularmente a cidade de Tiberíades. Foi provavelmente nesta região que o chamado 'Talmud de Jerusalém' foi compilado. 

Na atualidade Com as invasões dos árabes e a longa ocupação dos turcos otomanos na região que durou até o término da 1ª Guerra Mundial, a Galiléia bíblica foi praticamente toda destruída, de modo que restaram apenas algumas ruínas das antigas cidades que ficavam nas proximidades do lago, hoje muito visitadas pelos turistas em Israel. 

O MAR MORTO  (hebreu ים המלח - Yam ha-Melah?, árabe البحر الميت, Al Bahr al Mayyit?) é um mar de água salgada do Oriente Médio. Com uma superfície de aproximadamente 1050 quilômetros quadrados, correspondente a um comprimento máximo de 80 quilômetros e a uma largura de máxima de 18 quilômetros, é alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia, Israel e a Cisjordânia. 

 Nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço da sua superfície, em grande parte por causa da exploração excessiva de seu afluente, única fonte de água doce da região, para além da natural evaporação das suas águas. 

 Contudo, os especialistas, são de opinião que, dentro de alguns anos, esta perda tenderá a estabilizar, ao mesmo tempo que procedem a estudos que levem à sua conservação e preservação, pelo que o desaparecimento do Mar Morto não se coloca, segundo estes, nem hoje nem no futuro. Para já, a contínua perda das suas águas (que, como já se referiu, tem as suas causas, próximas, na cada vez maior captação das águas do Rio Jordão, por parta das autoridades de Israel e da Jordânia, vai continuar a levar a uma redução da sua área e um afundamento, relativamente ao nível médio das águas do Mar Mediterrâneo. 

 No ano de 2004, este nível estava acerca de 417 metros abaixo do nível médio do Mar Mediterrâneo, o que faz com que seja a maior depressão do mundo, e a tendência é para aumentar este desnível durante o século XXI. O Mar Morto tem esse nome devido ao fato de a quantidade de sal que contém ser seis vezes superior à dos restantes oceanos, o que torna impossível qualquer forma de vida – flora ou fauna - nas suas águas.

 Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que deságua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só se encontram nesta região do mundo. Em termos de concentração e em comparação com a concentração média dos restantes oceanos, em que o valor de gramas de sal, por cem mililitros de água, não passa de três gramas, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 gramas de sal por 100 mililitros de água, ou seja, dez vezes superior. 

 A designação de Mar Morto só passou a ser utilizada a partir do século II, depois de Cristo. Ao longo dos séculos anteriores, outros e vários foram os nomes com que era conhecido e disso nos dá conta, entre outras fontes, a Bíblia Sagrada, concretamente alguns dos Livros do Antigo Testamento. Assim, nos Livros Génesis 14,3 e Josué 3,16 aparece com o nome de mar Salgado. 

Com o nome de mar de Arabá aparece em Deuteronómio 3,17 e em II Reis 14,25. Já em Joel 2,20 e Zacarias 14,8 surge como mar Oriental. 

Fora da Bíblia Sagrada, Flávio Josefo chamou-lhe lago de Asfalto e o Talmude designou-o por mar de Sodoma, mar de Lot entre outros nomes que ele recebeu.
***Clic no marcador e veja reunidas todas as postagens relacionadas***

Nenhum comentário:

Postar um comentário


contador gratis