sábado, 16 de maio de 2015

DE VOLTA PARA O FUTURO

                        

Uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filip. 3:13 e 14.


Os ideogramas chineses sempre me fascinaram. Enquanto estive preso no campo de concentração, o Dr. William Mather, um erudito que havia passado muitos anos como missionário na China, fez uma palestra a respeito. Declarou que a maneira como os antigos chineses usavam os caracteres yin e yang - as duas forças opostas - indica que eles estavam a par da eletricidade positiva e negativa, muito tempo antes de o Ocidente "descobrir" esse fenômeno. Também disse que os caracteres para significar "perigoso" e "oportunidade", quando usados juntos, significavam "crise". Em outras palavras, uma crise é uma "oportunidade perigosa". Um pensamento desafiador!

Para mim, entretanto, um dos mais fascinantes conceitos do povo chinês é de como eles concebem o futuro. Eles se vêem caminhando para o futuro de costas e olhando para o passado. Isso nos pode parecer estranho, mas faz muito sentido. O passado permanece no campo da visão. Podemos "vê-lo" mentalmente. Mas o futuro está oculto de nossa vista, como se na verdade estivesse atrás de nossas costas.

A idéia ocidental de futuro é diametralmente oposta daquela dos chineses. Falamos de "enfrentar" o futuro. Criado no mundo greco-romano, Paulo tinha obviamente o conceito ocidental de futuro quando falou em avançar para as coisas que diante dele estavam.
Mas talvez haja um ponto em que Oriente e Ocidente se encontram. Num discurso proferido em 1986, o Presidente Ronald Reagan usou a expressão "Voltar para o futuro". Com isso ele quis dizer que já nos demoramos muito no passado. É tempo de considerar as desconhecidas "oportunidades perigosas" diante de nós.

A cortina do tempo desce sobre mais um ano. Deus nos trouxe de novo para a terra do reinício. Seja o que for que o futuro nos reserve, que o nosso estudo de Sua Palavra no ano vindouro nos ajude a conhecê-Lo ainda melhor.

Prossiga em conhecer ao Senhor, adquirindo aquele conhecimento que significa vida eterna!


Clic  no marcador e veja reunidas todas as  postagens relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário


contador gratis