segunda-feira, 15 de setembro de 2014

HIPOTIREOIDISMO E SEUS SINTOMAS

Ganho de peso é sintoma menos importante de hipotireoidismo

Cansaço súbito e contínuo é principal alerta da doença.
Muita gente já ouviu falar em hipotireoidismo – recentemente apontada pelo jogador Ronaldo Fenômeno como a causa de sua despedida do futebol – e quase todo mundo acredita, erroneamente, que o ganho de peso é o mais importante dos sintomas da doença. Não é verdade.
Um profundo cansaço, repentino e crônico, acompanhado de dor muscular, é o principal alerta do problema e deve sugerir às pessoas procurarem um diagnóstico e iniciarem o quanto antes um tratamento.
A doença
O hipotireoidismo é uma doença caracterizada pela baixa produção de hormônios pela tireoide, uma glândula localizada na região do pescoço. Estes hormônios (T3 e T4) são responsáveis pelo metabolismo e, em baixa quantidade, fazem com que o desempenho do organismo se torne lento e limitado.
Sem a tiroide o ser humano não sobrevive, visto que nenhuma célula funciona sem os hormônios produzidos pela glândula.
Existem algumas causas principais de hipotireoidismo:
  • A doença de Hashimoto, que atinge cerca de 4% da população mundial. É a forma mais comum, atingindo a tireoide de forma lenta e gradativa.
  • A retirada de um tumor ou nódulo na glândula.
  • Tratamento de hipertireoidismo (alta produção dos hormônios pela tireoide) com iodo radioativo, que pode acabar deixando o indivíduo com hipotireoidismo.
  • Doenças na hipófise, uma glândula da parte frontal da cabeça que controla várias outras glândulas, entre elas a tireoide.
  • Doença no hipotálamo (bastante rara), uma área bilateral do cérebro que controla a hipófise.
O hipotireoidismo é uma doença autoimune e pode aparecer em qualquer idade, por prevalência genética, geralmente com histórico familiar. Existem famílias em que todas as pessoas sofrem da doença.
Os casos congênitos podem ser diagnosticados com o teste do pezinho, logo após o nascimento.

Hipotireoidismo x mulheres

A doença é muito mais comum entre o sexo feminino, atingindo cerca de dez mulheres para cada homem.
A faixa etária mais comum para o aparecimento da doença nas mulheres é entre 40 e 60 anos, e os seus sintomas se confundem com os da menopausa.

Sintomas

"Um cansaço súbito e contínuo é o mais marcante dos sintomas da doença. É o principal alerta para que o indivíduo procure fazer um exame", afirma o endocrinologista do Einstein, Dr. Ricardo Botticini Peres. "O diagnóstico é bastante simples, realizado pela dosagem dos hormônios no sangue do paciente", explica o médico.
Outros sintomas da doença:
  • Ganho de peso ou inchaço por retenção de líquido
  • Pele fria e mais grossa
  • Unha quebradiça
  • Queda de cabelos
  • Ciclos menstruais com mais hemorragia
  • Maior pressão arterial
"Diferente do que as pessoas acreditam, com hipotireoidismo o indivíduo ganha no máximo cinco ou seis quilos, por causa da retenção líquido. O cansaço provocado pela doença pode inclusive diminuir a vontade de comer", explica o endocrinologista.
"Ela não é responsável pela obesidade. Dos obesos, poucos têm a doença", afirma.
O tratamento do hipotireoidismo é bastante simples, realizado apenas com a reposição dos hormônios em formato sintético. Embora eles não causem nenhum efeito colateral, devem ser tomados para o resto da vida do indivíduo. "O tratamento é contínuo e deve ser controlado profissionalmente para regular a dose com o passar do tempo. Depois de iniciado, em oito semanas o paciente está bom e volta ao seu estado normal", explica o médico do Einstein.
"Sem o tratamento, a pessoa fica lenta, urina menos e pode apresentar sintomas como demência e hipertensão. Se a reposição for realizada, a doença não reduz o tempo de vida do paciente", conclui o endocrinologista.
Clic  no marcador e veja reunidas todas as  postagens relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário


contador gratis