segunda-feira, 8 de setembro de 2014

BRASIL E SUAS CURIOSIDADES

* O Brasil possui cerca de 202.755.799 habitantes, o que equivale a 265.629 aviões Airbus 380 lotados; ou a três vezes a população da França; 5 vezes a população da Califórnia Estado mais populoso dos EUA);

* A democracia brasileira e seu sistema de votação é elogiado internacionalmente, aqui todos os cidadãos tem o dever de Votar, além disso são utilizadas urnas eletrônicas o que possibilita mais segurança e rapidez na apuração do resultado da Eleição.
     

*Quando o país foi descoberto havia cerca de 6 milhões de índios no Brasil. Atualmente há por volta de 300 mil, em 215 tribos, 55 delas ainda sem contato com a civilização.

* O tráfico negreiro aconteceu entre 1550 e 1850, e trouxe cerca de 4 milhões de africanos para trabalhar como escravos. Em 1880, dois terços da população brasileira eram formados por negros ou mulatos.

*É o país mais atingido por raios em todo o mundo, segundo estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE);

* A Bacia Amazônica é a maior do mundo com 3,9 milhões de quilômetros quadrados em território brasileiro. O rio Amazonas, o eixo principal da Bacia, tem cerca de 7 mil afluentes, e em alguns trechos tem 50 quilômetros de largura.

* A maior ilha fluvial do mundo é a de Bananal.

* O Brasil é o país que tem mais macacos no mundo.

*  A vitória-régia, um dos símbolos da Amazônia, é a maior flor do mundo, podendo medir 2 metros de diâmetro.

* O Pantanal é a maior planície alagada do mundo, nela estão concentrados vários biomas como parte da Amazônia e Cerrado, sendo grande sua biodiversidade.

* O tráfego de helicópteros em São Paulo é o terceiro maior do mundo.

* Apesar de possuir uma rede hidrográfica privilegiada pela abundância de águas e grandes extensões, a navegação fluvial e lacustre é pouco praticada no Brasil.

* A primeira Copa do Mundo que os brasileiros viram pela televisão foi a de 1962, entretanto os jogos eram transmitidos com dois dias de atraso, porque as fitas do Videotape chegavam de avião.

*O Brasil já foi chamado de Terra de Vera Cruz, depois como Terra dos Papagaios por aproximadamente três anos, até ser chamado definitivamente de Brasil. Mas os índios chamavam o Brasil de Pindorama, que quer dizer “terra de palmeiras”.

* Os Símbolos Nacionais são quatro: a bandeira, o hino, o selo e as armas.

HINO NACIONAL BRASILEIRO


* A primeira sessão pública de cinema foi realizada no Rio de Janeiro no dia 8 de julho de 1896. Dois anos depois, Afonso  Segreto  rodou o primeiro  filme brasileiro, que tinha cenas da Baía da Guanabara.

* As músicas mais conhecidas de nossa cultura são Aquarela do Brasil, Tico Tico no Fubá, Brasileirinho, Garota de Ipanema, entre outras dos gêneros Samba, Chorinho e Bossa Nova.

* Nossa cultura e língua foi grandemente influenciada pelos indígenas, por exemplo o nome Rio Tietê, Maracanã, Vale do Anhangabaú, Praia de Jericoacoara, entre tantos outros. Além disso hábitos alimentares, como a Tapioca, e culturais como lendas e acessórios fazem parte de nosso dia a dia.

*  A Arte de rua é uma grande tendência contemporânea, um grande exemplo é o Grafite, pinturas realizadas em paredes, pontes e diversos locais. Essa arte é influenciada pela cultura Hip Hop.

Clic  no marcador e veja reunidas todas as  postagens relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário


contador gratis