sexta-feira, 26 de setembro de 2014
terça-feira, 16 de setembro de 2014
HINO DA ARGENTINA
Oid ¡mortales!
Oid ¡mortales! e grito sagrado:
¡Libertad, Libertad, Libertad!
Oid el ruido de rotas cadenas:
Oid ¡mortales! e grito sagrado:
¡Libertad, Libertad, Libertad!
Oid el ruido de rotas cadenas:
Ved en trono a la noble Igualdad.
¡Ya su trono dignísimo abrieron
Las provincias unidas del Sud!
¡Ya su trono dignísimo abrieron
Las provincias unidas del Sud!
Y los libres del mundo responden:
¡Al Gran Pueblo Argentino Salud!
¡Al Gran Pueblo Argentino Salud!
¡Al Gran Pueblo Argentino Salud!
¡Al Gran Pueblo Argentino Salud!
¡Al Gran Pueblo Argentino Salud!
Sean Eternos Los Laureles
Que Supimos Conseguir
Que Supimos Conseguir
Que Supimos Conseguir
Que Supimos Conseguir
Coronados de Gloria Vivamos
O Juremos con Gloria Morir
O Juremos con Gloria Morir
O Juremos con Gloria Morir
Clic no marcador e veja reunidas todas as postagens relacionadas
O Juremos con Gloria Morir
O Juremos con Gloria Morir
O Juremos con Gloria Morir
Clic no marcador e veja reunidas todas as postagens relacionadas
segunda-feira, 15 de setembro de 2014
HIPOTIREOIDISMO E SEUS SINTOMAS
Ganho de peso é sintoma menos importante de hipotireoidismo
Cansaço súbito e contínuo é principal alerta da doença.
Muita gente já ouviu falar em hipotireoidismo – recentemente apontada pelo jogador Ronaldo Fenômeno como a causa de sua despedida do futebol – e quase todo mundo acredita, erroneamente, que o ganho de peso é o mais importante dos sintomas da doença. Não é verdade.
Um profundo cansaço, repentino e crônico, acompanhado de dor muscular, é o principal alerta do problema e deve sugerir às pessoas procurarem um diagnóstico e iniciarem o quanto antes um tratamento.
A doença
O hipotireoidismo é uma doença caracterizada pela baixa produção de hormônios pela tireoide, uma glândula localizada na região do pescoço. Estes hormônios (T3 e T4) são responsáveis pelo metabolismo e, em baixa quantidade, fazem com que o desempenho do organismo se torne lento e limitado.
Sem a tiroide o ser humano não sobrevive, visto que nenhuma célula funciona sem os hormônios produzidos pela glândula.
Existem algumas causas principais de hipotireoidismo:
- A doença de Hashimoto, que atinge cerca de 4% da população mundial. É a forma mais comum, atingindo a tireoide de forma lenta e gradativa.
- A retirada de um tumor ou nódulo na glândula.
- Tratamento de hipertireoidismo (alta produção dos hormônios pela tireoide) com iodo radioativo, que pode acabar deixando o indivíduo com hipotireoidismo.
- Doenças na hipófise, uma glândula da parte frontal da cabeça que controla várias outras glândulas, entre elas a tireoide.
- Doença no hipotálamo (bastante rara), uma área bilateral do cérebro que controla a hipófise.
O hipotireoidismo é uma doença autoimune e pode aparecer em qualquer idade, por prevalência genética, geralmente com histórico familiar. Existem famílias em que todas as pessoas sofrem da doença.
Os casos congênitos podem ser diagnosticados com o teste do pezinho, logo após o nascimento.
Hipotireoidismo x mulheres
A doença é muito mais comum entre o sexo feminino, atingindo cerca de dez mulheres para cada homem.
A faixa etária mais comum para o aparecimento da doença nas mulheres é entre 40 e 60 anos, e os seus sintomas se confundem com os da menopausa.
Sintomas
"Um cansaço súbito e contínuo é o mais marcante dos sintomas da doença. É o principal alerta para que o indivíduo procure fazer um exame", afirma o endocrinologista do Einstein, Dr. Ricardo Botticini Peres. "O diagnóstico é bastante simples, realizado pela dosagem dos hormônios no sangue do paciente", explica o médico.
Outros sintomas da doença:
- Ganho de peso ou inchaço por retenção de líquido
- Pele fria e mais grossa
- Unha quebradiça
- Queda de cabelos
- Ciclos menstruais com mais hemorragia
- Maior pressão arterial
"Diferente do que as pessoas acreditam, com hipotireoidismo o indivíduo ganha no máximo cinco ou seis quilos, por causa da retenção líquido. O cansaço provocado pela doença pode inclusive diminuir a vontade de comer", explica o endocrinologista.
"Ela não é responsável pela obesidade. Dos obesos, poucos têm a doença", afirma.
O tratamento do hipotireoidismo é bastante simples, realizado apenas com a reposição dos hormônios em formato sintético. Embora eles não causem nenhum efeito colateral, devem ser tomados para o resto da vida do indivíduo. "O tratamento é contínuo e deve ser controlado profissionalmente para regular a dose com o passar do tempo. Depois de iniciado, em oito semanas o paciente está bom e volta ao seu estado normal", explica o médico do Einstein.
"Sem o tratamento, a pessoa fica lenta, urina menos e pode apresentar sintomas como demência e hipertensão. Se a reposição for realizada, a doença não reduz o tempo de vida do paciente", conclui o endocrinologista.
Clic no marcador e veja reunidas todas as postagens relacionadas
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
BRASIL E SUAS CURIOSIDADES
* O Brasil possui cerca de 202.755.799 habitantes, o que equivale a 265.629 aviões Airbus 380 lotados; ou a três vezes a população da França; 5 vezes a população da Califórnia Estado mais populoso dos EUA);
* A democracia brasileira e seu sistema de votação é elogiado internacionalmente, aqui todos os cidadãos tem o dever de Votar, além disso são utilizadas urnas eletrônicas o que possibilita mais segurança e rapidez na apuração do resultado da Eleição.
*Quando o país foi descoberto havia cerca de 6 milhões de índios no Brasil. Atualmente há por volta de 300 mil, em 215 tribos, 55 delas ainda sem contato com a civilização.
* O tráfico negreiro aconteceu entre 1550 e 1850, e trouxe cerca de 4 milhões de africanos para trabalhar como escravos. Em 1880, dois terços da população brasileira eram formados por negros ou mulatos.
*É o país mais atingido por raios em todo o mundo, segundo estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE);
* A Bacia Amazônica é a maior do mundo com 3,9 milhões de quilômetros quadrados em território brasileiro. O rio Amazonas, o eixo principal da Bacia, tem cerca de 7 mil afluentes, e em alguns trechos tem 50 quilômetros de largura.
* A maior ilha fluvial do mundo é a de Bananal.
* O Brasil é o país que tem mais macacos no mundo.
* A vitória-régia, um dos símbolos da Amazônia, é a maior flor do mundo, podendo medir 2 metros de diâmetro.
* O Pantanal é a maior planície alagada do mundo, nela estão concentrados vários biomas como parte da Amazônia e Cerrado, sendo grande sua biodiversidade.
* O tráfego de helicópteros em São Paulo é o terceiro maior do mundo.
* Apesar de possuir uma rede hidrográfica privilegiada pela abundância de águas e grandes extensões, a navegação fluvial e lacustre é pouco praticada no Brasil.
* A primeira Copa do Mundo que os brasileiros viram pela televisão foi a de 1962, entretanto os jogos eram transmitidos com dois dias de atraso, porque as fitas do Videotape chegavam de avião.
*O Brasil já foi chamado de Terra de Vera Cruz, depois como Terra dos Papagaios por aproximadamente três anos, até ser chamado definitivamente de Brasil. Mas os índios chamavam o Brasil de Pindorama, que quer dizer “terra de palmeiras”.
* Os Símbolos Nacionais são quatro: a bandeira, o hino, o selo e as armas.
HINO NACIONAL BRASILEIRO
* A primeira sessão pública de cinema foi realizada no Rio de Janeiro no dia 8 de julho de 1896. Dois anos depois, Afonso Segreto rodou o primeiro filme brasileiro, que tinha cenas da Baía da Guanabara.
* As músicas mais conhecidas de nossa cultura são Aquarela do Brasil, Tico Tico no Fubá, Brasileirinho, Garota de Ipanema, entre outras dos gêneros Samba, Chorinho e Bossa Nova.
* Nossa cultura e língua foi grandemente influenciada pelos indígenas, por exemplo o nome Rio Tietê, Maracanã, Vale do Anhangabaú, Praia de Jericoacoara, entre tantos outros. Além disso hábitos alimentares, como a Tapioca, e culturais como lendas e acessórios fazem parte de nosso dia a dia.
* A Arte de rua é uma grande tendência contemporânea, um grande exemplo é o Grafite, pinturas realizadas em paredes, pontes e diversos locais. Essa arte é influenciada pela cultura Hip Hop.
Clic no marcador e veja reunidas todas as postagens relacionadas
Assinar:
Postagens (Atom)