Quem gosta de cozinhar sabe... Criar intimidade com a cozinha é também aprender alguns truques, macetes e segredinhos que facilitam o processo e tornam o momento ainda mais seu!
Por Carol Oliveira e Gustavo Jazra
Num bate-papo de almoço no Sonoma, cada um revelou um truque que pode facilitar a vida na hora de cozinhar! Foi então que a equipe decidiu preparar uma matéria especial para você com dicas simples e fáceis, que vão te ajudar na hora de cozinhar e ainda render assunto na mesa.
Gustavo Jazra, jornalista do Sonoma
“Sempre gostei muito de usar ervas frescas na cozinha, porém na maioria das vezes não usava o maço inteiro e acabava por estragar. Foi então que comecei a congelá-las. No começo, picava e colocava num potinho, mas depois vi algo parecido num blog e aprimorei a técnica: passei a colocar em forminhas de gelo cobertas com azeite, para evitar que queimassem no freezer.”
Taísa, sommelièr e gerente do Sonoma Concierge
“Sim, o assunto é fígado e, por favor, não torça o nariz. Além de muito nutritivo, com 5,8mg/100g de ferro, é um prato muito saboroso. Deixe-o ainda mais macio e livre das toxinas colocando-o por algumas horas de molho no leite”
Carol Oliveira, publicitária do Sonoma
“Para ter um gelo ‘diferente’, eu costumo fazer com água de coco, ou ainda, com pedaços de frutas. Esse, além de ficar decorativo e bonito, acaba dando um leve sabor na bebida.”
Mônica Montilha, sommelièr do Sonoma
“Enquanto o arroz está secando, acrescentar uma colher de sopa de limão fará com que ele fique soltinho.”
Sonia Denicol, sommelièr do Sonoma
“Sempre fui da cozinha prática e optava pelos congelados, até descobrir que os ingredientes frescos dão um sabor muito mais especial em qualquer prato. A minha dica é cozinhar sempre com ingredientes frescos e, se possível, orgânicos. Um molho vermelho com tomates frescos e orgânicos e cebola picada na hora dá mais trabalho, mas o sabor compensa muito!” E ela acrescenta: “dos pratos mais simples aos mais sofisticados, não há congelado que substitua o sabor de um ingrediente fresquinho!”
Jô Barros, sommelièr do Sonoma
“Quando for fazer hambúrguer caseiro, peça ao seu açougueiro que para cada 800 gramas de carne, moa 200 gramas de gordura da própria carne. Ou seja, 800 gramas de carne + 200 gramas de gordura = 1 quilo.”
"Isso lhe proporcionará hambúrgueres mais molhadinhos e suculentos." - explica.
Rafael Porto, sommelièr e curador gastronômico do Sonoma
“Quando for temperar a carne espalhe tudo que for utilizar na tábua e depois coloque a carne em cima e tempere o outro lado da peça. Isso evita o desperdício de tempero na hora de virar a carne para repetir o processo e ‘numa tacada só’, os dois lados ficam temperados!” E ele aproveita para dar outra dica: “se na hora de cozinhar os ovos um deles trincar na panela, basta acrescentar vinagre na água. Ele impedirá que o ovo trincado estoure ou vaze durante o cozimento”.
Clic no marcador e veja reunidas todas as postagens relacionadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário