Localizada na costa sudeste do mar Báltico, esse reino foi comandado pela dinastia alemã dos Hohenzollern a partir de 1701. Ao longo dos anos, a PRÚSSIAaumentou de tamanho e de soberania graças a seu poderio militar, dominando boa parte do que hoje são o norte da Alemanha e o oeste da Polônia nos séculos XVIII e XIX. Em 1871, ele se tornou o principal Estado-membro da recém-criada Alemanha. O reino foi dissolvido ao fim da I Guerra Mundial.
Estados Confederados da América
De 1861 a 1865, o sul dos Estados Unidos se separou da União, depois que Abraham Lincoln se tornou presidente do país. Onze Estados formaram os Estados Confederados da América, na esperança de manter a escravidão legal, dando apoio à sua economia baseada na agricultura. Seu presidente foi Jefferson Davis. O norte e o sul se enfrentaram na Guerra Civil Americana, que matou 750 mil pessoas. A guerra foi vencida pelo norte, que acabou com a Confederação e com a escravidão no país.
Reino de Siquim
O Reino de Siquim foi uma nação soberana estabelecida pela dinastia Namgyal em 1642, no que hoje é o nordeste da Índia, no Himalaia. Ele foi comandado pelos reis Chogyal (monarcas com atributos mundanos e espirituais), mas se tornou um protetorado britânico em 1890, e, depois, da Índia. Os indianos depuseram a monarquia siquim e, em um referendo especial, o povo votou a favor de se tornar um Estado da Índia.
Império Otomano
Durando mais de 600 anos, de cerca de 1300 até 1922, o Império Otomano foi um dos maiores e mais duradouros do mundo, em certo ponto controlando partes do Oriente Médio, do leste europeu e do norte da África. O império era famoso por seu poder e pela sua natureza islâmica, assim como grandes realizações nos campos das artes, ciências, medicina e arquitetura, mas ele entrou em decadência com a Renascença e com a Revolução Industrial. O império foi finalmente abolido depois do Tratado de Sèvres.
República Árabe Unida
A união intencional do Egito com a Síria foi proclamada em 1958, mas acabou rapidamente em 1961, depois de um golpe militar em que a Síria se declarou independente. O Egito, no entanto, manteve esse nome até 1971. A república foi criada por Gamal Abdel Nasser, que tinha a intenção de, um dia, unir todo o mundo árabe, dividido pelas potências coloniais depois das I Guerra Mundial.
Tibete
Antes dos anos 1950, o Tibete, localizado na Ásia central, era uma comunidade cultural e religiosa sem igual, com pouca comunicação ou atividade econômica com outros países, embora vários pactos de proteção tenham sido negociados com seus vizinhos ao longo dos anos, incluindo várias dinastias mongóis e chinesas. Devido a isso, a China crê há muito tempo que o Tibete é parte integral sua por séculos. Em 1950, os chineses começaram uma longa e sangrenta campanha para incorporar o Tibete. Muitos tibetanos, especialmente os expatriados, consideram isso uma invasão, com a presença contínua dos chineses sendo uma ocupação. Recentemente, o governo chinês usou incentivos econômicos para levar população da etnia han ao Tibete, em uma tentativa de consolidar sua presença no território.
República Popular de Tuva
Em 1921, com o apoio da Rússia, os bolcheviques criaram a República Popular de Tuva, cuja independência só foi reconhecida pela União Soviética e pela Mongólia. O Estado existiu somente até 1944, quando foi anexado pela União Soviética. Hoje ele é o território de Tannu Tuva, conhecido como República de Tuva (na foto, a sua bandeira atual), parte da Federação Russa.
Federação da Arábia do Sul
A Federação da Arábia do Sul, localizada na Península Arábica, foi criada em 1962, compreendendo 17 Estados funcionando como um protetorado britânico. A federação foi abolida após ganhar a independência. Ela se uniu ao Protetorado da Arábia do Sul, se tornando o Iêmen do Sul em 1967, que, em 1990, se unificou com o Iêmen do Norte para se tornar o que hoje é conhecido como Iêmen.
Vietnã do Norte e do Sul
O Vietnã era uma colônia francesa durante a II Guerra Mundial, mas ocupada pelo Império do Japão. Depois que ele perdeu a guerra, os vietnamitas conseguiram expulsar os franceses, mas, em 1954, na Conferência de Genebra, o país foi dividido em norte e sul – respectivamente, comunista e não-comunista. Uma longa e sangrenta guerra se seguiu, envolvendo, a partir dos anos 1960, os Estados Unidos e menores contingentes de Coreia do Sul, Tailândia, Austrália e Nova Zelândia. Os EUA finalmente deixaram o país em 1973; em 1975, o Vietnã do Norte conquistou Saigon, e o Vietnã foi reunificado sob um regime comunista.
Checoslováquia
Depois que a Áustria-Hungria se dissolveu em diferentes nações ao fim da I Guerra Mundial, a Checoslováquia, localizada na Europa central, foi criada em 1918 e incluía a Boêmia, a Morávia e a Eslováquia. O então estável país caiu sob controle nazista, e, em seguida, à ocupação soviética. O comunismo na Checoslováquia acabou pacificamente, com a Revolução de Veludo de 1989, na qual o país foi dividido na República Checa e na Eslováquia, em 1993 (os checos mantiveram a bandeira do antigo país).
Áustria-Hungria
Criada em 1867 por meio da união entre o Império Austríaco e o Reino da Hungria, a Áustria-Hungria incluía 11 grupos étnicos diferentes e foi o maior império católico da sua época, durando até 1918. O império eventualmente sucumbiu aos movimentos nacionalistas, se tornando as nações da Áustria, Hungria, Polônia, Checoslováquia e Iugoslávia.
Rodésia
Localizada no centro-sul da África, na região hoje conhecida como Zimbábue e Zâmbia, a Rodésia se autodeclarou um país, embora não reconhecido, em 1965. A Rodésia foi administrada pela Companhia Britânica da África do Sul, que buscava ouro, cobre e carvão, até que o país ganhou a independência em 1979, após 14 anos de guerra civil.
Iugoslávia
A Iugoslávia (“Terra dos Eslavos do Sul”) ficava na península dos Bálcãs, no sudeste da Europa. Um dia parte do Império Austro-Húngaro, a Iugoslávia foi criada em 1918, com o nome de Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. Ela se tornou o Reino da Iugoslávia em 1929. Depois da II Guerra Mundial, a monarquia foi dissolvida, e o país se tornou comunista, sob o comando de Josep Tito. Após sua morte, em 1980, a nação sucumbiu às tensões étnicas e a uma guerra civil brutal. Em meados dos anos 1990, a Iugoslávia se dissolveu em sete Estados diferentes: Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Kosovo, Montenegro, Sérvia e Eslovênia.
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
Em 1922, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi estabelecida no norte da Eurásia, indo dos mares Báltico e Negro até o Oceano Pacífico. Até o fim da sua existência, o país comunista compreendia 15 repúblicas dos continentes europeu e asiático, passando por cem nacionalidades distintas e sendo a nação mais extensa territorialmente do mundo. A URSS foi uma superpotência que quase chegou a um conflito nuclear com os Estados Unidos durante a Guerra Fria. A União Soviética acabou em 1991, e muitas das repúblicas que a formavam declararam independência.
República Democrática da Alemanha
Depois da II Guerra Mundial, os aliados dividiram a Alemanha em leste e oeste, criando a República Democrática da Alemanha, conhecida como Alemanha Oriental. O país socialista era um Estado-satélite soviético até 1990, quando foi reunificado com a Alemanha Ocidental, algum tempo depois da queda do Muro de Berlim, em 1989.
Clic no marcador e veja reunidas todas as postagens relacionadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário